Marítima Seguros registra aumento de 517,5% no lucro líquido do primeiro semestre e planeja crescimento em 2011

A Marítima Seguros, uma das maiores companhias de seguro do Brasil, obteve um aumento de 517,5% no lucro líquido registrado no primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. Só nos primeiros seis meses do ano, o resultado alcançado foi de R$ 24,7 milhões. Outro índice expressivo foi o aumento de 262,4% no EBITDA (lucro antes de impostos, participações, depreciação e amortização, na sigla em inglês), que atingiu R$ 57,7 milhões, valor 22,5% superior aos R$ 47,1 milhões, referentes ao EBITDA de todo o ano de 2010.

Entre os pontos relevantes estão também o aumento de 17,2% no volume de Prêmios Ganhos (R$ 485,5 milhões) até junho de 2011 e a melhora no índice de sinistralidade, que ficou em 53,4%, inferior aos 56,1% do primeiro semestre de 2010. A companhia também teve um crescimento de 12,3% nos Prêmios Emitidos Líquidos (R$ 501 milhões) no período. Os destaques ficaram por conta das carteiras de pessoas, que registraram aumento de 25,9%, e a de ramos elementares (23%).

As expectativas são de fechar o ano com aumento de cerca de 10% nas operações, índice bem acima das projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano, que são da ordem de 4%. As estratégias prevêem planos de expansão do canal de distribuição e perspectivas de incremento da linha de produtos e serviços para atender ao aumento na demanda da população às diversas modalidades de seguro. “Nosso plano estratégico prevê um relevante crescimento apoiado não apenas no momento propício do mercado segurador brasileiro, mas também no comprometimento da companhia com a melhoria da eficiência e no constante incremento do leque de produtos e serviços que oferecemos em nossas carteiras a fim de minimizar riscos e suprir as necessidades específicas de clientes com diferentes perfis”, afirma Francisco Caiuby Vidigal Filho, vice-presidente da Marítima Seguros.

A Marítima conta hoje com uma carteira de produtos diversificada, mais de 16,5 mil corretores ativos, que representam seu principal canal de distribuição, e uma equipe de mais de 1,3 mil colaboradores. Como parte da política da empresa em investir no relacionamento e em ferramentas potencializadoras de negócios, foram promovidos, apenas no ano passado, eventos de treinamento para mais de 5,3 mil corretores independentes sobre temas relacionados aos segmentos automóveis, ramos elementares, vida, saúde e técnicas de venda. A área de abrangência da companhia está estrategicamente distribuída nas principais cidades do país, que concentram aproximadamente 80% do PIB brasileiro; ou seja, a região com maior potencial econômico para o mercado segurador.

RESULTADOS 2010

O bom desempenho da Marítima Seguros vem de uma série de ações que já permitiu um crescimento de 22,7% em 2010, índice acima dos 17,5% alcançados pelo mercado de seguros como um todo no mesmo período, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Os resultados consolidados do ano passado indicaram R$ 932,5 milhões em Prêmios Emitidos Líquidos frente aos R$ 760 milhões de 2009. “O mercado de seguros Brasileiro é um dos mais promissores do mundo em termos de crescimento e potencial de rentabilidade. A Marítima vai continuar investindo na melhoria de processos, aumento de abrangência e eficiência a fim de garantir resultados financeiros expressivos, aliados à melhor oferta de seguros”, garante Milton Bellizia, diretor Financeiro da Marítima Seguros.

Alguns aspectos que contribuíram com o lucro operacional de 2010 foram os investimentos em novas tecnologias, que propiciaram a expressiva melhora da eficiência operacional, o aumento no volume de contratos de seguros e a diminuição do índice de sinistralidade, que ficou em 54,8%, 3,4% menor do que o ano anterior.

Todas as carteiras da companhia apresentaram crescimento expressivo ao longo de 2010. Um dos destaques foi a de ramos elementares, que registrou um crescimento de 39,2%, seguida pela de pessoas com 29,1% e automóvel com 6,6%.

SOBRE A MARÍTIMA SEGUROS

Fundada em 1943 na cidade de Santos, a Marítima Seguros está entre os maiores grupos empresariais atuante nos segmento no Brasil. Conta atualmente com mais de 780 mil segurados nos ramos de Automóveis, Saúde, Pessoas e Ramos elementares. Com uma estrutura de capital fechado, o grupo é formado pelas empresas Marítima Seguros e Marítima Saúde Seguros. Sua rede conta com 51 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Goiás.

Fonte: Noticenter