SulAmérica Integra Dados de Negócio para Maximizar Vendas e Lucros

Empresa utiliza projeto da MD2 Consultoria, com tecnologia IBM
DataStage, para desenvolver métricas de negócio e ampliar a
produtividade de mais de 20 mil Corretores de Seguros no País

A Sul América, o maior grupo segurador independente do país, está
conseguindo melhorar os seus indicadores de vendas e produtividade no
ramo de Seguro de Automóveis através da exploração adequada das
informações de negócio que circulam em seu sistema de TI. A empresa
está também otimizando o relacionamento com os milhares de corretores
que, em todo o território nacional, são os responsáveis pelo sucesso
nas vendas de seus produtos e serviços.

Com apoio de um ambiente de exploração de dados desenvolvido pela
consultoria MD2, os gestores de negócio da seguradora passaram a ter
acesso a diversos tipos de relatórios estratégicos, que permitem
mapear e identificar tendências e oportunidades para a melhoria das
vendas e para a ampliação das margens de produtividade financeira.

Com quase 20 mil corretores autônomos espalhados por todo o
Território, a Sul America necessita processar diariamente algumas
milhares de propostas de aquisição de apólices, enviados por este
contingente, e confrontar estas informações com os demais dados
utilizados para a formação de preço dos seguros e definição do prêmio
aos vendedores. Para unificar o processamento de dados provenientes
das várias origens da empresa, a MD2 implementou na SulAmerica a
plataforma IBM DataStage, que unifica e padroniza a utilização desses
dados.

Além de conquistar total automação para o processamento das
informações e para a apresentação de cenários de negócios em apoio à
decisão dos gestores, esta estrutura de processamento vem permitindo
melhorar o relacionamento da SulAmerica com os corretores de seguros .
A melhoria se dá através de premiações muito mais rápidas e da oferta
de ferramentas web para que os corretores possam acompanhar seu
próprio desempenho de vendas no sistema de TI da empresa.

De acordo com Alexandre Wagner, Gerente de Desenvolvimento da
SulAmerica, uma das conquistas recentes promovidas pelo DataStage está
na maximização do tempo de resposta para pagamento de prêmios a esta
rede de corretores. “Pelo modelo anterior, nosso processo de premiação
se dava em um prazo de seis meses e, por questão estratégica,
resolvemos substituir este prazo para pagamentos mensais. Por sua vez,
o processamento das informações de vendas, que exigia 15 dias de
trabalho, hoje pode ser realizado em 5 dias, o que garante muito mais
rapidez e flexibilidade para os gestores”, afirma o gerente.

“Além da análise automática e completa do desempenho nas vendas,
produtividade e tendências, os relatórios fornecidos pelo sistema
ajudam também a identificar aquelas regiões onde poderíamos estar mais
presentes e quais os produtos do portfólio são mais adequados para a
área em questão.

Para o Consultor de Negócios da MD2 Consultoria, Laurier Soares, a
aplicação do DataStage na SulAmérica é um exemplo claro das vantagens
de se alinhar os dados de negócio e saber empregá-los de forma
objetiva para ampliar os níveis de assertividade em relação aos
públicos interno e externo. “Entender a base de dados como interações
de negócio representa um salto estratégico na exploração dos recursos
de TI”, afirma Laurier.

Já para Amanda Martins, também da MD2, a solução adotada pela
SulAmerica mostra como é possível a uma empresa caminhar em direção ao
emprego de tecnologias como Business Intelligence e Business Analytics
de forma descomplicada e sem se abrir mão da estrutura legada de
software e de bases de dados. “Com um projeto bastante focado e de
rápida consumação, a SulAmerica mostra que é possível sair da plano
teórico e explorar na prática as tecnologias de inteligência de
negócio”, comenta Amanda.

Com 116 anos de atuação no mercado de seguros de diversas
especialidades, o Grupo SulAmérica, sediado no Rio de Janeiro, conta
com cerca de 80 filiais distribuídas nas principais cidades
brasileiras que dividem o atendimento aos mais de 6 milhões de
clientes que compõem a sua carteira de produtos.

Fonte: Clippseg / Revista Cobertura Mercado de Seguros