Receita total da Porto Seguro sobe 10,7% em 2011, para R$ 10,1 bilhões

A Porto Seguro encerrou 2011 com receita total de R$ 10,1 bilhões, representando um crescimento de 10,7% em relação a 2010, com retorno sobre o patrimônio líquido de 16,6% (descontando-se a amortização do intangível). Saúde, Itaú Residencial e VGBL foram os produtos que mais se destacaram, com avanços de 19,2%, 18,0% e 19,1%, respectivamente. O total de vendas de seguro automóvel chegou a R$ 5,7 bilhões, alta de 5,8%. O lucro líquido recuou 7% em 2011, comparado a 2010, para R$ 580 milhões, considerando-se os negócios combinados da Porto em parceria com Itaú, dentro da metodologia do IFRS, norma contábil internacional. Sem considerar a parceria com o Itaú, o lucro apresenta o mesmo percentual de queda, porém situa-se no patamar de R$ 616 milhões, segundo balanço publicado nesta manhã. Segundo mensagem aos acionistas, a diretoria da Porto afirma que o ano de 2011 foi marcado por um ambiente competitivo mais acirrado, além de um mercado financeiro desafiador. O ano de 2011 também foi um ano de investimentos e construções. “Reposicionamos a marca Itaú Auto e Residência, que apresentou neste trimestre um crescimento de 9,2% nos prêmios de automóvel. Realizamos investimentos em infraestrutura, sistemas e projetos de melhoria operacional que deverão sustentar o nosso crescimento e melhorar nossa eficiência nos próximos anos”, informa a seguradora em nota. Em 2012, há muito otimismo por parte dos administradores da companhia. “Conhecendo a natureza cíclica do segmento e estamos otimistas com as oportunidades do setor de seguros no Brasil”.

Fonte: Viver Seguro OnLine