Grupo BB MAPFRE tem lucro líquido de R$ 813,9 milhões em 2011

Resultado considera o desempenho das empresas que formam o Grupo BB MAPFRE no exercício de 2011

Formado oficialmente em 30 de junho último com a união estratégica entre o Banco do Brasil Seguros e a MAPFRE Seguros, o Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE registrou lucro líquido de R$ 813,9 milhões em 2011.

O lucro antes dos impostos e participações foi de R$ 1,2 bilhão. Já os prêmios emitidos líquidos totalizaram R$ 9,6 bilhões em prêmios no ano passado.

O Grupo apresentou um índice de sinistralidade de 52%, um dos menores do mercado, graças às políticas de subscrição. O comissionamento encerrou o exercício com 26,1% e as despesas administrativas representaram 9%, ambos sobre os prêmios ganhos. O índice combinado consolidado atingiu 91,6% e o ampliado chegou a 84,9%.

As provisões técnicas do Grupo totalizaram a cifra de R$ 8,7 bilhões.

O patrimônio líquido do Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE totalizou R$ 4,9 bilhões.

“Nossos resultados confirmam que a união estratégica que formou o Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE está sendo muito bem-sucedida”, comenta Marcos Ferreira, presidente do Grupo nas áreas de Auto, Seguros Gerais e Affinities. “Começamos com grande competitividade, capacidade de investimento e potencial de expansão, ocupando a liderança em segmentos importantes do setor de seguros”, diz.

Liderança

Entre janeiro e novembro de 2011, o Grupo manteve a liderança do mercado de seguros (excluindo os segmentos de previdência e capitalização) com participação total de 15,7%. Ocupa também a primeira posição no segmento de seguros de vida, com participação de 17,8%. É o vice-líder no mercado de seguros de automóveis, com participação de 14,6%; e no segmento de grandes riscos, com participação de 11,8%.Ocupa ainda a terceira posição no segmento de massificados com 12,1% de participação. O Grupo BB MAPFRE possui 25 milhões de clientes, mais de 20 mil pontos de vendas e em torno de 5 mil colaboradores.

Para o Grupo BB MAPFRE, 2011 foi um período caracterizado como de integração das operações e reformulação do seu planejamento estratégico. Ainda assim, o ano foi marcado por ações que ampliaram o relacionamento e a rede de corretores de seguros (incremento de 8% em relação a 2010) e as oficinas credenciadas no País para o atendimento dos segurados de automóvel. Em novembro, foi concluída a integração operacional e a unificação dos seguros de automóveis.

Em 2011 houve também a criação da unidade de callcenter de Alphaville e a definição sobre a nova unidade de callcenter de São Carlos (SP), lançada oficialmente em janeiro e cuja operação terá início em abril, ambas com colaboradores próprios.

O Grupo gerou 1.000 novos empregos no ano passado; lançou novos produtos e serviços; fechou novos acordos de distribuição; promoveu a maximização da distribuição dos produtos entre canais e investiu na especialização dos distribuidores.

Perspectivas

Em 2012, além do lançamento do novo callcenter, o Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE prevê lançamentos de produtos em praticamente todos os segmentos de seguros, dentro de sua estratégia de multiprodutos com distribuição multicanais. O Grupo deve dar atenção a segmentos que estão em expansão no país, especialmente na área de seguros populares, em que é pioneiro graças ao lançamento há 23 anos, do PASI-Plano de Amparo Social Imediato; e na chamada área de grandes riscos, impulsionada pelas obras de infra-estrutura em curso e programadas para os próximos anos. O canal Affinity será potencializado.

Seguirá em curso também a consolidação de todo o processo de integração das duas empresas; a captura de sinergias do negócio; uma melhor distribuição entre os canais; investimento em tecnologia; e integração de processos de TI.

“Nossos resultados de 2011 demonstram que o Grupo contrariou a regra de que o primeiro ano de empresas que unem operações é sempre marcado por alguma estagnação ou lentidão. Nós, diferentemente, fomos ágeis, lançamos novos produtos e serviços, geramos empregos, investimos e mantivemos boas posições de liderança, isso em meio ao processo de integração. Junte-se isso à solidez financeira do Grupo e temos ótimas perspectivas de crescimento e expansão”, conclui o presidente Marcos Ferreira.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL e MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o BANCO DO BRASIL e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL e MAPFRE é o maior grupo segurador do Brasil nas áreas de seguros em que atua, com 5 mil colaboradores, 17 mil pontos de vendas, incluindo os corretores de seguros e agências do Banco do Brasil. Líder nos segmentos de Vida, com 18,1% do mercado e de Rural com 60% de share, também detém a segunda posição nos mercados de Automóvel, com participação 15,2%, e Seguros Gerais, com de 13,3%. Nos 6 primeiros meses de 2011, o grupo acumulou R$ 4,6 bilhões em prêmios. O Grupo atua nos segmentos de Pessoas (Vida), Automóveis, Grandes Riscos, e Seguros Gerais, Rural, Habitacional e Affinities.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa