Lucro líquido recorrente da SulAmérica avança 5% em 2011

A SulAmérica registrou em 2011 lucro líquido recorrente (*) de R$ 448,1 milhões, com crescimento de 5% em relação ao lucro recorrente de R$ 426,6 milhões do ano anterior. Este ano, a receita em prêmios de seguros evoluiu 14,7%, chegando a R$ 9,4 bilhões. “Crescemos em todas as linhas de negócios”, comemora o presidente da companhia, Thomaz Cabral de Menezes, que ressalta o excelente desempenho das carteiras de seguro saúde e odontológico e de seguro de automóveis em nota divulgada pelo grupo. Vale destacar que, em 2010, o lucro da companhia foi impactado pela venda do edifício onde está localizada a sede da SulAmérica, no bairro do Morumbi, em São Paulo, pela venda da participação que a seguradora tinha na Brasilveículos para o Banco do Brasil e ganhos no reconhecimento de prêmios de saúde cobrados retroativamente. Estes eventos não recorrentes elevaram o lucro naquele ano de R$ 426,6 milhões para R$ 614 milhões. Para efeito comparativo, A SulAmérica considera apenas números recorrentes, que permitem a analistas e investidores avaliarem melhor as tendências da companhia. O segmento de seguro saúde e odontológico, que representa 66,2% dos prêmios totais da SulAmérica e engloba cerca de 2,4 milhões de beneficiários, registrou em 2011 prêmios de R$ 6,3 bilhões, o que representa crescimento de 18,8% frente ao ano anterior. No mesmo período, o desempenho da carteira de automóveis foi 7,3% superior ao de 2010, totalizando R$ 2,2 bilhões em prêmios e frota segurada de 1,5 milhão de veículos. “Mantivemos nossa estratégia de atuação voltada aos planos de seguro saúde grupal, e foco nos segmentos de pequenas e médias empresas. Tivemos forte desempenho na área de planos e seguros odontológicos, onde fechamos o ano com uma carteira de cerca de 500 mil membros, reflexo do nosso crescimento orgânico e da incorporação dos mais de 140 mil membros da DentalPlan, cuja aquisição foi aprovada em 2011. No segmento de seguro de automóveis, onde vimos um cenário muito competitivo, com pressão de preços e custos, nós conseguimos atingir a nossa meta”, destaca Menezes em comunicado. O executivo ressalta que o resultado em automóveis foi obtido graças ao aprimoramento de processos internos de precificação, a estratégia de ampliação da presença física da companhia em todo o território nacional, o fortalecimento do relacionamento com os corretores e os investimentos em prestação de serviços por meio dos Centros Automotivos de Super Atendimento (C.A.S.A.s), agora presentes em um maior número de localidades com a inauguração de novas unidades. A SulAmérica registrou evolução de 7,2% na receita do segmento de ramos elementares; com forte crescimento nas carteiras de transportes, massificados e responsabilidade civil; e fechou o ano com alta de 7,8% nos prêmios de seguros de pessoas. Além disso, o resultado das operações de gestão de ativos registrou ganho de R$ 26,4 milhões em 2011, com crescimento de 26,3% em relação ao ano de 2010. No ano, a sinistralidade da companhia foi de 74,5% e o índice combinado chegou a 99,6%. O resultado financeiro foi de R$ 658,1 milhões, 29% superior ao do ano anterior. A rentabilidade da carteira não vinculada às operações de previdência e VGBL foi de 110,4% do CDI. A SulAmérica encerrou 2011 com patrimônio líquido de R$ 3,1 bilhões e ativos totais da ordem de R$ 13,4 bilhões.

Fonte: Viver Seguro OnLine