Liberty Seguros reformula estratégia para ampliar mercado no País

A Liberty Seguros, controlada pelo grupo Liberty Mutual, um dos maiores conglomerados de seguros do mundo, inicia neste mês sua estratégia de negócios para conquistar espaço no mercado brasileiro de apólices para empresas. Após investir em um amplo projeto de reformulação da área de seguros para o segmento PME e grandes corporações, que envolveu estudos de mercados, desenvolvimento de produtos, implantação de novas plataformas tecnológicas e ampliação do time de especialistas, a companhia vai inaugurar cinco unidades de seguros para empresas.

O lançamento das unidades integra a estratégia da seguradora de oferecer ao mercado brasileiro um amplo portifólio de produtos no segmento corporativo. Um exemplo foi a incorporação, há três anos, da divisão especializada em Grandes Riscos e Riscos Especiais, a Liberty International Underwrites (LIU). Em 2011 houve um aumento de 50% na carteira de Responsabilidades (Seguro de Direitos & Omissões, Responsabilidade Profissional - Erros & Omissões - e Responsabilidade Ambiental) em relação aos números de 2010, e obteve o expressivo crescimento de 165% no volume de prêmios na carteira de Riscos Financeiros. “O crescimento que tivemos em 2011 é resultado da preparação que a Liberty vem fazendo desde 2009, após a abertura do mercado de resseguros brasileiro, que determinou diversas mudanças na nossa estrutura”, afirma Luciano Calheiros, diretor de Seguros Corporativos da Liberty Seguros.

O investimento em capital humano neste período também foi alto. “Contratamos 90 pessoas e hoje já temos em torno de 120 especialistas focados no segmento”, diz Calheiros. O executivo afirma que, para atender o segmento empresarial de ponta a ponta, a Liberty investiu não só no atendimento para grandes empresas. A companhia voltou à atenção também para os pequenos e médios empreendimentos, desenvolvendo e expandindo produtos para o segmento PME. Por exemplo, a linha de produtos Liberty Seu Negócio, aqueles seguros que podem ser customizados para cada tipo de negócios. Abrange hotéis e pousadas, papelarias, bares, restaurantes, salões de cabeleireiro, pet shops, floricultura, entre outros setores.

DESAFIOS. De acordo com Luciano Calheiros, o desafio é consolidar e estabelecer bases de mercado, promovendo um modelo ideal para cada cliente corporativo e corretores. Para dar suporte às operações da área de seguros para empresas e estar mais próxima dos clientes, a Liberty vai inaugurar, a partir do dia 21 deste mês, cinco unidades regionais de Seguros Corporativos, especializadas na estruturação e análise de risco de seguros para o segmento de grandes, médios e pequenos empreendimentos. “Focaremos em empresas locais com até 500 funcionários que têm uma grande demanda por coberturas de risco patrimonial, garantia, responsabilidade civil, transportes, frotas, seguro de vida, entre outros tipos de seguros”, ressalta.

O objetivo, segundo Calheiros, é aumentar a participação do segmento empresarial no mix de produtos da companhia, oferecendo ao mercado a melhor equipe em análise de riscos e maior agilidade na operação. Hoje, a Liberty tem forte participação no mercado de automóveis, segmento em que ocupa a 5ª posição no mercado brasileiro, com uma frota de mais de 1.200.000 veículos segurados. Cada região contará com um especialista contratado exclusivamente para atender a corretores e clientes da Liberty. “Nosso time regional é formado por profissionais com larga experiência no mercado segurador, ressegurador, corretagem e que possuem amplo conhecimento sobre as empresas e seus respectivos segmentos econômicos. Além de termos os melhores profissionais temos também eficiência operacional para dar todo suporte aos atuais e futuros clientes, inclusive em relação às particularidades regionais”.

O executivo explica que os especialistas das novas unidades atuarão integrados com os corretores locais, especializados em riscos corporativos. Os corretores parceiros da Liberty Seguros, por sua vez, terão também a vantagem de poder oferecer aos seus clientes outros produtos e serviços da Liberty voltados para riscos de maior complexidade. “Trabalharemos juntamente com as divisões de Seguros para Grandes Riscos e Riscos Especiais, que demandam conhecimentos de profissionais especializados para subscrição de riscos financeiros, de responsabilidades, de transportes e de engenharia que demandam maiores limites de coberturas. As divisões faturaram R$ 380 milhões em prêmios em 2011”, afirma.

A primeira unidade de Seguros Corporativos será inaugurada no próximo dia 21/03 no Rio de Janeiro. A segunda será dia 22/03 em São Paulo; e dia 17/04, em Belo Horizonte. As demais unidades de Curitiba será no dia 18/04 e Porto Alegre ainda sem data definida.


Fonte: Viver Seguro OnLine