SulAmérica lança coberturas inéditas para estepe e veículos financiados

O portfólio de seguros para automóveis da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos passa a contar, a partir deste mês, com duas coberturas adicionais inéditas no mercado: a cobertura para Roubo ou Furto de Estepe e para Saldo de Financiamento.

A cobertura adicional para Roubo ou Furto de Estepe vem atender uma demanda reprimida. Até então, a prática adotada pelo mercado só tornava possível a reposição do estepe em casos de recuperação do veículo furtado ou roubado nos quais o valor do reparo do veículo mais a restituição desse item ultrapassasse a franquia. Com o lançamento dessa cobertura, se o cliente tiver somente o seu estepe roubado ou furtado, terá direito a reposição do estepe por meio de pagamento por reembolso, até o limite contratado.

Pesquisas recentes mostram que é crescente o número de ocorrências de furto ou roubo de estepe, principalmente, em modelos em que o pneu sobressalente fica na parte externa ou embaixo do veículo. Entre os modelos mais visados estão: Ecosport, Crossfox, Jipes, Ford Ka e Sandero. Em relação às praças, esse tipo de sinistro tem afetado mais os Estados de São Paulo e Minas Gerais, além da capital paranaense, Curitiba.

A cobertura adicional para Roubo ou Furto de Estepe é válida para seguros novos ou renovações, com vigência anual, nas categorias passeio, pick-up, portador de limitação física, táxi e transporte escolar com até três anos de fabricação. Vale destacar ainda que, na regulação desse tipo de sinistro, é exigido boletim de ocorrência.

Cobertura paga financiamento

A cobertura Saldo de Financiamento é a única do mercado que garante a possibilidade de quitação de até 100% do saldo devedor do financiamento, em caso de perda total do veículo seja por acidente, furto ou roubo. Para ter direito à quitação integral do financiamento, em caso de perda total, o saldo devedor do segurado não pode ultrapassar o teto da indenização contratada, que pode ser de 5%, 10% ou 20% sobre o valor de mercado do veículo, estabelecido pela tabela Fipe vigente. Caso a dívida remanescente seja maior que esse limite, a restituição oferecida pela seguradora será compatível com o teto contratado.

“Essa cobertura é uma importante aliada para a saúde financeira daqueles que tiverem perda total de um veículo financiado. Até agora, o mercado oferecia apenas a possibilidade de restituição do valor do bem, enquanto que a nova cobertura da SulAmérica repõe o valor do saldo das parcelas para a liquidação do financiamento dentro do limite contratado, diretamente à financeira”, comenta o vice-presidente de Automóveis e Ramos Elementares da companhia, Carlos Alberto Trindade Filho.

Estudos mostram que, no Brasil, o carro no primeiro ano de uso sofre uma depreciação, em média, de 15%. Aliado a isso, há ainda duas questões a serem consideradas: as taxas de juros que incidem sobre o financiamento automotivo e a inadimplência. Dados do Banco Central mostram que, no início de março, a taxa de juros para operações de crédito envolvendo veículos variava de 0,7% a 5,14% ao mês. E, segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), a taxa de inadimplência de veículos, considerando atrasos acima de 90 dias, alcançou 5,26% da carteira de crédito para pessoa física em janeiro. Foi o percentual mais alto em 30 meses, superado apenas pelo dado contabilizado em julho de 2009 (5,34%).

A cobertura adicional Saldo Financiamento é válida para seguros novos ou renovações, com vigência anual, de veículos para uso particular ou comercial com até cinco anos de fabricação. Vale destacar ainda que o pagamento da indenização será realizado diretamente à financeira, desde que o cliente esteja em dia com as parcelas do financiamento.

“Nosso objetivo é oferecer produtos e coberturas que atendam às necessidades dos clientes” afirma Trindade. “Esses diferenciais reforçam o compromisso da SulAmérica com o consumidor e facilitam o trabalho dos nossos corretores de seguros.” (Superintendência de Relações com a Imprensa/SulAmérica)


Fonte: Clipp-Seg | Revista Cobertura