53 anos levando proteção, tranquilidade e segurança para os brasileiros

*Akira Harashima

Há 53 anos, a Tokio Marine Seguradora chegava ao Brasil, seguindo os passos dos imigrantes já estabelecidos e das multinacionais japonesas que começavam a se expandir pelo mundo. Na bagagem, a história do Grupo Tokio Marine, o mais antigo conglomerado securitário do Japão, criado em 1879, e a experiência de quem já havia presenciado mudanças políticas, modelos de negócios e acontecimentos mundiais de grandes impactos que, juntos, solidificaram os princípios e valores presentes desde o nascimento da companhia.

No nosso DNA, a capacidade de enfrentar crises e superá-las fortaleceu nosso compromisso com clientes e parceiros. Antes do terrível terremoto e tsunami que abalou o Japão em março de 2011, já havíamos vivido nosso primeiro desafio durante o Grande Terremoto de Kanto, em 1923. O tremor foi tão forte que causou a morte de 100 mil pessoas e o valor dos danos chegou a seis ou sete vezes o total de ativos de todas as seguradoras no país.

Diante desse cenário que colocava em risco a própria existência da companhia, a direção da Tokio Marine decidiu colocar em prática sua missão como Seguradora, assumiu a responsabilidade pelo bem-estar dos nossos segurados e cobriu as perdas de seus clientes. Desta forma, nossa companhia foi a primeira do setor de seguros a fazer pagamento solidário aos clientes, o que forçou outras empresas a seguir este exemplo e definitivamente mudou a história do mercado securitário. Em uma tragédia não temos como reparar o dano emocional das pessoas, mas é fundamental ajudá-las a readquirirem o respeito e a dignidade.

Nos reinventamos e reagimos também após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando perdemos cerca de 40% dos negócios, que na época estavam no exterior, e precisamos abrir mão de todos os bens, ações, imóveis e títulos públicos e privados. Além disso, milhares de casas e embarcações seguradas pela Tokio Marine no Japão foram perdidas. Para superar esse momento tão sombrio e que parecia selar o fim da companhia, foi utilizada a energia dos jovens funcionários e a cultura de mente livre e aberta para superar a crise administrativa. A inovação sempre esteve na alma da seguradora e, mais uma vez, ela apareceu no momento em que foi mais necessária.

O engajamento dos colaboradores é outro diferencial que solidifica nossa história. Ao longo de sua existência, a Tokio Marine superou enormes crises através dos esforços pessoais de seus colaboradores e apoio de nossos clientes. O que nos manteve unidos foram os valores e cultura da companhia, que são motivos de orgulho e nos sustentam há 133 anos.

Nossa missão é proporcionar tranquilidade e segurança às pessoas e empresas, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. A seguradora acompanhou as transformações do mundo, superou imensos obstáculos e se adaptou quando necessário, mas nunca comprometeu suas convicções para continuar funcionando.

A atuação no mercado brasileiro é extremamente importante para a Tokio Marine. Atualmente, temos 52 sucursais espalhadas pelo país e investimos cada vez mais no aperfeiçoamento dos nossos produtos e serviços e no fortalecimento da relação com nossos Corretores e Assessorias.

Estamos completamente adaptados à realidade brasileira e nossas expectativas são as melhores possíveis. A operação no Brasil é maior do grupo em nações emergentes, e dado o nível de saturação dos mercados desenvolvidos, este é o país no qual temos a maior capacidade de crescimento. Confiamos no potencial econômico e no fortalecimento do mercado segurador no Brasil e pretendemos dobrar o valor do prêmio no País nos próximos quatros anos.

* Akira Harashima é presidente da Tokio Marine Seguradora no Brasil

Fonte: PLANIN Worldcom | Assessoria de Imprensa da Tokio Marine