Campanha de Higiene Pessoal do SindsegSC mobilizou o mercado catarinense no primeiro semestre

“Seu gesto vale um sorriso: uma ação solidária”; com estas palavras o SindsegSC divulgou no primeiro semestre deste ano a sua principal ação de responsabilidade social em 2012. A campanha Higiene Pessoal envolveu profissionais relacionados com o SindsegSC em todo o estado de Santa Catarina entre os dias 16 de abril e 29 de junho. Sendo realizada nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville, envolvendo 62 filiais de seguradoras associadas, e contando com o patrocínio do Sincor-SC e da Escola Nacional de Seguros, a campanha atingiu a marca de 10 mil e 203 itens de higiene pessoal arrecadados, beneficiando 19 entidades em 11 cidades do estado.

Conforme apresentado no regulamento da campanha, os grupos que alcançassem o maior número de pontos, receberiam uma verba para contribuírem com uma entidade da sua região. Com uma pontuação superior aos 21 mil pontos, o equivalente a uma arrecadação de mais de 5 mil e quinhentos produtos, a região de Joinville – representada pelo Grupo de Trabalho de Joinville -, ficou com a maior premiação, no valor de R$ 1.000,00. E além do prêmio em dinheiro, o grupo também recebe um jantar comemorativo a sua escolha. A segunda cidade com a maior pontuação foi Chapecó, e a terceira Blumenau, cada uma recebendo R$ 600,00 e R$ 300,00, respectivamente, para contribuírem mais ainda com entidades da sua própria região.

O Presidente do SindsegSC, Sr. Paulo Lückmann, afirmou a importância da colaboração entre todo o mercado segurador catarinense para o sucesso desta campanha. Segundo ele, sem a parceria com as seguradoras associadas e o apoio de entidades como o Sincor-SC e a Escola Nacional de Seguros, não seria possível atingir esta marca de mais de 10 mil itens arrecadados.

- É gratificante ver a participação de todas as seguradoras associadas ao SindsegSC nesta campanha, mobilizando suas filiais no estado em prol desta causa tão nobre. Só tenho a agradecer a todas estas seguradoras, os profissionais que atuam nelas e que ajudaram com a campanha, e estas duas entidades tão importantes que contribuíram com a ação; a Escola Nacional de Seguros e o Sincor-SC -, concluiu o presidente.

Com o objetivo de arrecadar itens de higiene pessoal para crianças e repassá-los para entidades assistenciais do estado, a campanha motivou os securitários e parceiros do mercado de seguros ao exercício da responsabilidade social. Mas além do foco social, a campanha também abordou a questão da sustentabilidade, trabalhando o tema paralelamente ao ponto social da ação.

A questão sustentável foi trabalhada pelo SindsegSC utilizando áreas especiais no portal www.sindsegsc.org.br, com a constante atuação do mascote da entidade criado no início deste ano. O Sid foi o rosto da campanha, e assinou semanalmente durante todo o período de arrecadações a coluna Dicas do Sid no portal SindsegSC. Lá, o mascote trouxe aos visitantes do portal dicas sobre higiene e sustentabilidade em diversas ocasiões, como “sustentabilidade para empresas” e “como e quando lavar as mãos?”. Sempre focando temas como a economia de água e a reciclagem.

O mascote Sid também estrelou o vídeo especial lançado pelo SindsegSC no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). O vídeo focou uma dica de higiene e sustentabilidade do Sid, direcionado para o público infantil. Sendo uma das principais peças da campanha, o vídeo encontra-se disponível na TV SindsegSC, e pode ser acessado clicando aqui.

As seguradoras associadas ao SindsegSC também tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho de sustentabilidade e responsabilidade ambiental durante o período da campanha. O menu “Práticas Sustentáveis | Associadas” – dentro do menu especial da Campanha -, contou com uma seleção de todas as notícias e divulgações de ações visando a sustentabilidade realizadas pelas seguradoras.

Foi com esta avaliação de sucesso que o SindsegSC encerrou a primeira edição da campanha de Higiene Pessoal; uma ação social inovadora, que uniu sustentabilidade e bem-estar infantil em uma mesma ideia. Com o sentimento de dever cumprido ao ver o sorriso estampado no rosto das crianças que foram beneficiadas nesta ação, o SindsegSC agradece a todos que participaram da campanha, seja divulgando ou doando um simples item, mas que com estas atitudes ajudaram a melhorar a vida de muitas crianças catarinenses. Muito obrigado!

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina