Prestadores de serviços ficam menos confiantes em agosto

O Índice de Confiança dos Serviços, elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 2,6% em agosto, frente ao mês anterior.

Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que soma 117,5 pontos, o menor patamar desde agosto de 2009 (116,2). Segundo a FGV, o número "sinaliza a manutenção de um ritmo moderado de atividade do setor no terceiro trimestre".

No mês, houve queda tanto na percepção dos empresários sobre o momento atual quanto nas expectativas para os próximos meses.

O Índice de Situação Atual (ISA) recuou 2,2%, somando 103,7 pontos. O indicador que mede o volume de demanda atual foi o que mais contribuiu para a queda.

Das empresas consultadas, 18,9% avaliam o volume da demanda como forte, contra 19,5% no mês anterior; a parcela das que o consideram fraco passou de 18,8% em julho para 21,1%.

Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 2,9% em agosto, para 131,2 pontos, o menor desde junho de 2009 (129,7).

Das 2.665 empresas que participaram da sondagem, a parcela que prevê uma demanda maior diminuiu de 42,4% para 39,0%, enquanto a parcela das que esperam diminuição da demanda cresceu ligeiramente, de 9,1% para 9,7% do total.

Fonte: Clipp-Seg | Revista Cobertura