Prêmios do grupo BB e MAPFRE superam R$ 5 bilhões no primeiro semestre

Após um ano de operações completado em junho último – resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil Seguros e a MAPFRE Seguros –, o grupo segurador Banco do Brasil e MAPFRE registrou forte crescimento no primeiro semestre de 2012, com mais de R$ 5 bilhões de prêmios emitidos,volume 15% superior ao registrado no mesmo período de 2011.

O lucro antes de impostos e participações do grupo também avançou e bateu a marca de R$ 648 milhões, valor 29% maior que o verificado no período de janeiro a junho de 2011. O lucro líquido foi de R$ 400 milhões. O patrimônio líquido do BB E MAPFRE fechou em R$ 4,9 bilhões.

No balanço consolidado de 2012, a maior carteira do grupo, a de seguro de Pessoas, registrou crescimento de 25%. O grupo é líder em seguros de Pessoas, com 19,2% de market share e R$ 2,033 bilhões em prêmios.

No segmento de Danos, o GRUPO BB e MAPFRE registrou prêmios da ordem de R$ 1,3 bilhão, volume 19% maior que o verificado no primeiro semestre de 2011. Os portfólios de Agronegócio e Habitação também registraram expansão, e cresceram 44% e 141%, respectivamente. A expansão dos negócios também impulsionou a divisão de Grandes Riscos, que cresceu 28% com relação a 2011. Os prêmios neste segmento de negócios saltaram de R$ 393 milhões para R$ 502 milhões.

A carteira de Auto encerrou o 1º semestre de 2012 com R$ 1,9 bilhão de prêmios, uma sinistralidade de 62,7%, menor que o mesmo período do ano passado, que foi de 64,2%. “Os resultados reforçam o sucesso da união de dois grandes grupos do setor de seguros e a consolidação da parceria. Crescemos, melhoramos os resultados, empregamos mais pessoas e investimos em todas as nossas operações”, afirma Marcos Ferreira, presidente do grupo nas áreas de Auto, Seguros Gerais e Affinities.

De janeiro a junho de 2012, o grupo manteve a liderança do mercado de seguros nos ramos em que atua com crescimento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Perspectivas. Em 2012, o grupo pretende continuar crescendo acima da média do mercado. Estão previstos lançamentos de produtos em praticamente todos os segmentos de seguros, dentro de sua estratégia multiproduto com distribuição multicanal. Além disso, o grupo elencou projetos estratégicos que vão desde o fomento de novos negócios até a melhora da eficiência operacional. Também continuará dando atenção a segmentos que estão em expansão no País, especialmente na área de seguros populares, a exemplo do PASI (Plano de Amparo Social Imediato), lançado há 23 anos. A companhia está pronta para operar com microsseguros, com diversas soluções acessíveis a todas as faixas de renda.

Já a área de Grandes Riscos deverá ser impulsionada pelas obras de infraestrutura em curso, programadas para os próximos anos. Os negócios para pequenas e médias empresas nos canais bancário e corretor serão fortalecidos, o canal Affinity será potencializado e o site de relacionamento com os distribuidores está sendo totalmente modernizado e reformulado.

“Nossos resultados de 2012 demonstram que o grupo contrariou a regra de que o primeiro ano de empresas que unem operações é sempre marcado por alguma estagnação ou lentidão. Nós, diferentemente, fomos ágeis, lançamos novos produtos e serviços, geramos empregos, investimos e mantivemos boas posições de liderança, isso em meio ao processo de integração. Junte-se isso à solidez financeira do grupo e temos ótimas perspectivas de crescimento e expansão”, conclui Roberto Barroso, presidente do conglomerado nas áreas de Pessoas, Rural e Imobiliário.

Fonte: Viver Seguro OnLine