Estudo aponta ritmo ascendente de idosos entre os segurados

O número de beneficiários de planos de saúde com 60 anos ou mais cresceu 2,9% entre junho de 2011 e igual mês de 2012, conforme aponta levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) em sua ‘Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar’, elaborada trimestralmente. No mesmo período, houve queda de 1,1% na contratação de planos para beneficiários com até 19 anos.

Os beneficiários com até 19 anos de idade representam, hoje, 25,4% do total, um recuo de 6,4 pontos percentuais em relação a junho de 2000, quando totalizavam 31,8% desse universo. Por outro lado, a participação de beneficiários com mais de 60 anos avançou 0,4 ponto percentual, chegando a 11,1% do total. O impulso foi mais significativo no grupo de assinantes de planos de saúde com mais de 80 anos, que, na mesma base comparativa, cresceu 5 pontos percentuais, atingindo 17% dos segurados.

Superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro avalia que os dados demonstram a transição demográfica pela qual a sociedade brasileira está passando. “Percebemos que as previsões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de uma aceleração do envelhecimento da população brasileira já começam a ocorrer. O bônus demográfico para a população brasileira terminará em uma década e a população em idade economicamente ativa passará a ser proporcionalmente menor que a de pessoas na terceira idade”, analisa.

Desafio

Ele diz ainda que o fenômeno do envelhecimento já começa a ser notado no universo de beneficiários de planos de saúde. Diante desse cenário, Carneiro destaca o desafio do setor de saúde suplementar e do próprio governo em preservar a viabilidade econômico-financeira dos planos de saúde e das atividades relacionadas.

Números do IESS apontam que a contratação de planos de saúde cresceu 2,8% entre junho de 2011 e junho de 2012 chegando a 48,6 milhões de beneficiários no País. De acordo com o levantamento, no primeiro trimestre de 2012, a contratação de planos coletivos apresentou crescimento moderado, de apenas 1%, influenciada pela redução da taxa de criação de postos de trabalho formais. Já o segundo trimestre de 2012 viu o reaquecimento das contratações, com avanço de 1,3% no total de beneficiários em relação ao trimestre anterior. Os planos individuais tiveram sua carteira de beneficiários expandida em 0,4% na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre do ano.

Outro ponto de destaque no relatório foi o avanço na contratação de planos odontológicos, que teve impulso de 10,5% nos últimos 12 meses. Resultados que, segundo o IESS, se deve à estabilidade econômica no Brasil e ao relativo aumento da massa de rendimentos das famílias.

Fonte: Clipp-Seg | Revista Cobertura