29ª Oktoberfest recebeu mais de 580 mil visitantes em 19 dias

O público da 29ª Oktoberfest superou em 4,3% o número de visitantes da festa de 2011. Um total de 588.178 pessoas visitou os pavilhões da Vila Germânica nos 19 dias do evento este ano, consumindo mais de 652 mil litros de chope e cervejas. O dia de maior movimento foi registrado no sábado, dia 13, durante o feriadão: 77 mil pessoas.

De acordo o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, a expectativa inicial era chegar a 650 mil visitantes. "Os números finais ficaram um pouco aquém do esperado, talvez em razão do feriado ter sido já no primeiro final de semana da promoção e não no meio", disse. Ainda, segundo os organizadores, o público verificado durante o feriadão, foi formada basicamente por turistas.

Traje típico

Norberto Mette observa ainda que será preciso uma revisão no uso do traje típico germânico, que dá acesso livre à festa. De acordo com a organização, a qualidade dos trajes descabou. "Percebeu-se este ano que as vestimentas típicas estavam um pouco descaracterizadas e será preciso rever a lei (Lei Ordinária n.º 7235), que garante entrada franca na Oktoberfest, para se evitar ameaça à gestão financeira da festa", observa.

Na avaliação geral da comissão organizadora, a 29ª edição não registrou percalços nem superlotação. "As mudanças implantadas este ano, como a separação das entradas e saídas de público funcionaram perfeitamente, evitando possíveis tumultos", afirma Norberto Mette. Segundo a organização, o trabalho da Polícia Militar nos acessos à festa em dias de maior concentração de visitantes, foi imprescindível.

Bom resultado

As empresas do ramo de turismo também festejam o bom resultado da Oktoberfest 2012. Cláudio César Dias, do receptivo CGtur observou um crescimento de 25% de turistas este ano, em relação a 2011. "Recebemos turistas vindos de todos os cantos do país", conta.

Nos hotéis da cidade, a ocupação nos dois primeiros finais de semana de Oktober foi superior a 95%. "Foi muito bom. Tivemos hóspedes de qualidade, que elogiaram a cidade e a festa", informa o secretário do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Blumenau, Inácio Negherbon. "Realmente tivemos hóspedes de muita qualidade e educação".

Foto Eraldo Schnaider

Cerimônia de encerramento

A rainha eleita Shirlene Reichert deu o primeiro gole de chope da 30ª Oktoberfest de Blumenau, na noite deste domingo, dia 28, no Parque Vila Germânica. A cerimônia simbólica de encerramento contou ainda com a entrega do caneco da próxima edição, que foi levado em cortejo, pelos monges cervejeiros, até a Praça do Caneco. Os monges cervejeiros remetem à cultura alemã na época medieval.

"Que não falte jamais a alegria em Blumenau", desejou o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, na cerimônia de encerramento da 29ª Oktoberfest. Após o cortejo, ele entoou uma das frases mais tradicionais da festa: "Ein Prosit", que significa um brinde.

O blumenauense Daniel Grah se diverte na Oktoberfest e já está ansioso para a próxima edição. "Sem dúvida esta é uma festa que ficará marcada nas nossas lembranças. Muito bem organizada!".

A 30ª Oktoberfest acontecerá entre os dias 3 e 20 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC.

"Todos os anos participo da Oktoberfest. Esta é uma festa que transborda alegria e muita diversão", comemora Carline Rudolf, blumenauense e apaixonada pela festa.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Parque Vila Germânica