Fórum da Longevidade Bradesco Seguros discute oportunidades e desafios do envelhecimento no Brasil

O VII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros reuniu, ontem, cerca de 700 participantes e discutiu os impactos do envelhecimento populacional na economia. Os palestrantes abordaram as mudanças necessárias para aprimorar a qualidade de vida da população com o aumento da expectativa de vida no Brasil e no Mundo.

O vice-presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Antônio Bornia, abriu o evento destacando que hoje o sonho de uma vida centenária com qualidade é real. De acordo com Lúcio Flávio de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência – empresa integrante do Grupo Bradesco Seguros, a participação de especialistas nos fóruns tem crescido de forma quantitativa e qualitativa. “Todos nós somos responsáveis por despertar a discussão sobre a longevidade e fomentar a cultura de investimentos de longo prazo.”

A atração especial foi a atriz Jane Fonda, vencedora de dois Oscar, escritora e ativista política, com 74 anos, que contou os segredos para viver e envelhecer com qualidade de vida. “Para envelhecer bem, você precisa ter senso de humor e ser fisicamente ativo. Além disso, algumas outras dicas são: manter-se curioso diante da vida, ter atitude e capacidade de perdoar, inclusive a si mesma.”

Os participantes também assistiram a um pocket show do espetáculo “Bibi, Histórias e Canções” da atriz e cantora de 90 anos, Bibi Ferreira, que entre uma canção e outra contou histórias da sua vida. Os convidados ainda tiveram a honra de presenciar o encontro de duas atrizes admiradas por seu trabalho e ícones da longevidade, que foram homenageadas pelo Grupo Bradesco Seguros.

O palestrante David Bloom, professor de Economia da Universidade de Harvard, defende a necessidade de mudanças estruturais, sociais e políticas para minimizar os impactos do envelhecimento populacional. “Ao mesmo tempo em que a população envelheceu, a renda per capita dobrou, a expectativa de vida aumentou e a educação melhorou. Agora, precisamos retirar o envelhecimento das políticas restritivas. Ajustar o tempo mínimo para aposentadoria é o primeiro passo a ser tomado.”

Opinião compartilhada pelo palestrante Jorge Félix, mestre em economia com a tese “Economia da Longevidade” e autor do livro “Viver Muito”. O especialista acredita que é possível evitar as visões catastróficas sobre o envelhecimento populacional. No entanto, o Brasil vai precisar enfrentar a discussão sobre a extensão da licença maternidade, horário de trabalho flexível, benefícios do segundo filho, entre outros, para incentivar a fertilidade. “Além disso, é necessário incentivar uma aposentadoria tardia por meio de estímulo por parte das empresas, entorno favorável, acessibilidade nas empresas e transporte público.”

Todas essas mudanças têm um impacto muito grande na economia brasileira. Em 2012, os idosos devem consumir mais de R$ 400 milhões, o que representa um quinto da renda somada de todos os brasileiros. “O tempo médio de estudo na terceira idade passou de 3,5 anos em 2000 para 4,2 em 2010, e essas pessoas têm utilizado cada vez mais a internet. Além disso, o tempo médio gasto na internet é apenas 40 minutos menor do que o gasto pelos jovens. Resultado disso é um aumento de 200% nas compras online por este público, de 2007 a 2012, frente a um crescimento de 60% no comércio tradicional”, destaca Claudio Felisoni, professor da FIA e especialista em consumo de varejo e bens de consumo.

Outra transformação na sociedade é a mudança de comportamento das pessoas em relação aos investimentos. Situação enfatizada pela jornalista Mara Luquet, especializada em assessoria e planejamento financeiro, que comentou que até 1994 as pessoas não se preocupavam com investimentos, pois qualquer aplicação era rentável. No entanto, com a queda dos juros os rendimentos também caíram e a diversificação dos investimentos passou a ser pauta cada vez mais constante entre a população.

Mesmo com tantas mudanças, ainda temos um longo caminho a percorrer em busca de uma sociedade mais preparada para receber os idosos. O gerontologista Alexandre Kalache, consultor do Grupo Bradesco Seguros desde 2006, quando foi realizado o I Fórum da Longevidade, foi um dos mediadores dessa edição e enfatizou a necessidade de prepararmos a sociedade, não para os idosos, mas para todas as idades. “Entre 1950 e 2050 a expectativa de vida da população do Brasil e de outros países vai aumentar mais de 30 anos. Precisamos encontrar uma maneira de aproveitar as oportunidades”, complementou o professor David Bloom.

Fonte: Viver Seguro OnLine