Brasil tem 262,26 milhões de linhas de celulares ativas

Para as empresas que vão operar microsseguro e planejam usar os meios remotos para acessar os clientes, eis uma informação relevante: o setor de telefonia móvel registrou 482 mil novas habilitações em janeiro, um crescimento de 0,18 % na base de assinantes, elevando para 262,26 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade (índice de distribuição de linhas telefônicas em uma região) de 132,93 acessos para cada grupo de 100 habitantes. A Susep já concedeu as primeiras autorizações para seguradoras começarem a venda de microsseguro.

Para eventuais acordos com operadoras, vale destacar que a liderança está a cargo da Vivo, com 28,91% de participação, seguida da TIM, com 26,92%; da Claro, com 25%; da Oi, com 18,85%; da CTBC, com 0,29% e da Sercomtel, com 0,03%. A Porto Seguro, que começou a operar em julho como autorizada da rede virtual, registrou 0,01% de participação no mercado.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que a maioria das linhas registradas (80,37%) são pré-pagas e 19,63% são pós-pagas. Os terminais banda larga móvel totalizaram 59,27 milhões de acessos.

Após autorizar o uso dos meios remotos (celular, internet,etc) para a contratação do microsseguro, a Susep estuda sua adoção para outras modalidades, por entender que este é o caminho para que uma parcela maior da população ingresse no sistema de proteção, seguindo a orientação do Governo Federal de inclusão financeira de camadas menos favorecidas da população ou residente em locais de difícil acesso do País.

Fonte: CNseg