Executivo da Tokio Marine ministra palestra sobre gestão de continuidade de negócios em seminário de gerenciamento de riscos

Para uma plateia formada por técnicos e executivos da área de gerenciamento de riscos, o especialista internacional Nick Okabe, da Tokio Marine & Nichido Fire Insurance, abordou o tema “Business Continuity Plan - BCP” (Gestão de Continuidade de Negócios) durante o primeiro dia do X Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros, na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.

Com mais de 30 anos de experiência na área, Okabe utilizou um estudo de caso sobre o terremoto ocorrido no Japão em 2011 como ponto de partida para explicar como as organizações podem seguir com as entregas de seus produtos e serviços após um incidente de grande proporção, lançando mão do Plano de Continuidade de Negócios.

A palestra foi promovida pela Tokio Marine Seguradora, que, além de trazer o especialista internacional para compartilhar seus conhecimentos com os presentes, também é patrocinadora oficial do evento da ABGR. Em sessão exclusiva, o executivo falou sobre a importância da adesão a padrões internacionais de gerenciamento de riscos, bem como a necessidade das corporações se prepararem para situações adversas.

“Os riscos existem para qualquer empresa. A diferença está no modo como os avaliamos. Nesse sentido, o foco do BCP deve ser a proteção das pessoas, dos ativos, das operações do negócio e de todos os recursos necessários para o funcionamento da empresa”, explica Nick Okabe.

De acordo com o palestrante, o objetivo do plano é preparar as companhias para recuperar danos e manter os clientes no caso de incidente de grandes proporções, mantendo os padrões ou até mesmo elevando o nível de qualidade. O BCP pode ser usado em todos os tipos de situações e segmentos de atuação, independentemente do porte da empresa. Para isso, é preciso considerar as probabilidades de enfrentar diversos tipos de riscos, avaliá-los e minimizá-los.

“Uma lição aprendida no Japão é não nos prendermos às armadilhas das probabilidades de um acidente acontecer. Devemos nos precaver sobre algo que pode ocorrer e ter um plano de continuidade das atividades. E dentro dele, é preciso planejar, fazer e checar”, afirma Okabe.

Segundo o executivo, outra recomendação importante é melhorar a capacidade de resposta rápida, exercitar-se para lidar com situações inesperadas, preparar os funcionários para colocar o plano em prática e construir relações de confiança com parceiros de negócios.

Fonte: PLANIN – Assessoria de Imprensa da Tokio Marine Seguradora