Mercado de seguro de pessoas movimenta R$ 2 bilhões

O mercado de seguros de pessoas, que engloba produtos como o seguro prestamista, seguro educacional e seguros de vida individual e em grupo, movimentou R$ 2 bilhões em setembro, valor 12,09% superior ao R$ 1,8 bilhão registrado no mesmo mês do ano anterior.

O seguro de vida segue como a modalidade de seguros de pessoas com maior arrecadação de prêmios. A carteira de vida movimentou R$ 850,8 milhões no mês, alta de 14,96% frente a igual período de 2012, segundo levantamento da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entidade representante de 74 empresas que comercializam seguros de pessoas e previdência complementar aberta). “O desempenho deste seguro está diretamente relacionado ao crescimento da renda do brasileiro e à importância do produto para manutenção do padrão de vida dos dependentes na ausência do responsável financeiro na família”, diz Osvaldo do Nascimento, presidente da federação.

O auxílio funeral, produto que prevê cobertura das despesas incorridas com o sepultamento, em caso de falecimento do segurado, registrou o maior crescimento relativo no mês de setembro. Movimentou R$ 21 milhões, expansão de 44,68% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O seguro educacional, por sua vez, também registrou forte expansão, arrecadando R$ 2,2 milhões em prêmios, valor 28,41% maior que o verificado em setembro de 2012. “É um produto que tem despertado mais interesse dos pais de alunos, pois garante o pagamento de mensalidade da escola no caso de morte ou de invalidez e desemprego daquele que é financeiramente responsável pelo estudante”, explica o presidente da federação.

O aumento na renda dos brasileiros impulsionou também o segmento de seguro viagem. As vendas dessa modalidade de seguro registraram um aumento de 24,90% e, com isso, o volume de prêmios totalizou R$ 7,6 milhões. O benefício dessa modalidade de proteção que tem interessado mais às pessoas é a cobertura para acidentes em deslocamentos no Brasil ou no exterior, podendo, também, cobrir o extravio ou perda de bagagens e despesas hospitalares e médicas de viajantes. O levantamento da FenaPrevi mostra também que o seguro de acidentes pessoais obteve um bom desempenho em setembro de 2013. Contabilizou R$ 401,8 milhões em prêmios, alta de 13,22% em relação aos R$ 354,9 milhões alcançados em setembro de 2012.

Resultado Acumulado – Jan/Set de 2013

Na avaliação do resultado de janeiro a setembro o mercado de seguro de pessoas acumulou R$ 19 bilhões em prêmios. O resultado no período foi 18,61% maior que o verificado no mesmo período do ano passado.

Ranking das seguradoras por prêmios em setembro de 2013 – R$ 2 bilhões

• Grupo BB/Mapfre (18,98%)
  • Grupo Bradesco (18,51%)
  • Grupo Itaú (14,36%)
  • Zurich Santander Brasil Seg. e Prev. (7,75%)
  • Grupo Caixa (4,78%)
  • Cardif do Brasil Vida e Prev. (4,17%)
  • Grupo HSBC (3,62%)
  • Icatu Seguros (3,37%)
  • Metropolitan Life Seguros e Prev. (3,07%)
  • Prudential do Brasil Seguros de Vida (2,23%)

*As demais seguradoras representaram 19,14% da arrecadação de prêmios de seguros de pessoas. Foram consideradas, para este ranking, as respectivas holdings.

Fonte: FenaPrevi