Dois municípios catarinenses estão entre os dez do país com mais mortes no trânsito, diz estudo

Dois municípios catarinenses estão entre os dez no país que mais tiveram mortes no trânsito entre 2007 e 2011.

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, e Barra Velha, no Norte, despontaram no topo do Mapa da Violência: acidentes de trânsito e motocicletas, divulgado nesta quinta-feira pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. Com 252 vítimas fatais neste período, Rio do Sul ficou em sexto lugar no ranking brasileiro. Já Barra Velha vem logo em seguida, em sétimo, com 51 mortes. O cálculo das vítimas é proporcional ao número de habitantes de cada cidade.

No total, Santa Catarina tem dez cidades nos primeiros 100 colocados do ranking. Chapecó, com 474 mortes, aparece em 18º lugar, seguido ainda de Araranguá, Curitibanos, Campos Novos, Tubarão, Joaçaba, Gaspar e Indaial.

Outras cidades catarinenses, que registraram mais vítimas fatais do que as primeiras colocadas, tiveram um posicionamento melhor no levantamento. Joinville, por exemplo, que teve 663 vítimas neste período, ficou em 479º, enquanto Blumenau, com 554 mortes, ficou em 287º, e Florianópolis (514 mortes) apareceu em 845º.

Realizado há 15 anos, o estudo teve o apoio da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela). As principais fontes utilizadas foram o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. 

Fonte: Jornal de Santa Catarina