MAPFRE Warranty cria campanha com foco na segurança para as viagens de férias

A MAPFRE Warranty, Unidade no Brasil da MAPFRE ASISTENCIA - multinacional de Seguros, Resseguros e Serviços e líder mundial na prestação de serviços de Assistência e Gestão de Serviços - lança a campanha “Viagem mais segura”, pensando no aumento expressivo de viagens de carro ou moto durante os meses de verão. O objetivo da empresa é compartilhar dicas e um check list com seus clientes para que previnam situações de risco que parecem simples, mas que podem gerar grandes dores de cabeça.

“Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes esquecemos de verificar detalhes como a calibragem de pneus ou as condições do estepe. Se essa já não é uma situação desejável na cidade, ela se torna potencialmente mais perigosa quando se está no meio da estrada, muitas vezes a quilômetros de um posto de serviços ou da assistência mais próxima”, explica Fábio Leiva, gerente de Sinistro da MAPFRE Warranty.

Por conta do verão e das férias escolares, o número de viagens com veículos próprios aumenta consideravelmente nos primeiros meses do ano, por isso, para evitar surpresas na estrada que podem atrapalhar o passeio, a manutenção preventiva é fundamental. “Preparamos uma campanha que auxilia nossos clientes a lembrar de detalhes que muitas vezes passam despercebidos”, reforça Leiva, que ensina: “A verificação deve ser feita em cinco etapas: luzes, óleos e fluídos, pneus, itens obrigatórios e documentações”.

Check list para viagem de auto ou moto

De acordo com o especialista, a sinalização dos veículos é muito importante para que todos os condutores possam ver e ser vistos. Por isso, antes de qualquer viagem, é imprescindível verificar o bom funcionamento das lanternas, faróis, setas, luzes de freio e de ré.

Entre os óleos e fluídos, é importante checar o reservatório de partida frio (comum em veículos flex e a álcool) pela luz no painel ou no próprio reservatório em modelos que não dispõem do indicador. Para evitar superaquecimento do motor, deve-se averiguar o nível de arrefecimento por meio da marcação máxima ou mínima indicada no próprio reservatório. “Levando em consideração que as viagens podem contar com serra e longas distâncias, o melhor é deixar o nível do líquido na marcação máxima do reservatório. E para evitar riscos de queimadura, nunca abra o reservatório com o motor quente”, alerta o gerente da MAPFRE Warranty.

O nível de óleo do motor também deve ser verificado. Para isso, é preciso puxar a vareta e confirmar se o óleo está compreendido entre a faixa mínima e máxima. Segundo Leiva, esta checagem também deve ser realizada com o motor desligado e frio. O fluído do freio deve estar compreendido entre a faixa máxima e mínima do reservatório, de acordo com as especificações do manual do veículo. Carros com direção hidráulica também precisam de checagem do nível do óleo da direção por meio do reservatório.

Além da parte mecânica, há ainda o reservatório de água do limpador de para-brisa que precisa estar abastecido. “E palhetas em bom estado, não ressecadas, são de extrema importância, principalmente em casos de baixa visibilidade”, completa o gerente.

Verificar o funcionamento do desembaçador e limpador traseiro, quando houver, e manter os vidros limpos também é essencial. A dica do especialista para que os vidros não embacem na chuva ou à noite é usar um pano limpo, que não solte pelos, principalmente em veículos sem ar condicionado.

Já para checar o nível de desgaste dos pneus, é preciso observar uma marcação na lateral externa de cada um que indica o nível de desgaste. A calibragem também é fundamental e geralmente é inscrita em etiquetas na porta ou na tampa do reservatório do tanque de combustível. “É importantíssimo manter o estepe também calibrado e em bom estado”, evidencia.

Entre os itens obrigatórios estão o extintor, macaco, chave de roda e triângulo. Também é importante ficar atento à documentação do veículo e carteira de habilitação, certificando-se de que estão dentro da validade e não vencerão no período da viagem. “Mesmo para viagens curtas, é ainda recomendável ter um seguro ou plano de assistência 24hs para os imprevistos tanto com o veículo quanto com os passageiros”, antecipa.

Assistência 24 horas

A MAPFRE Warranty dispõe de assistência 24hs para autos e motos que garantem ao cliente toda a tranquilidade nos casos de imprevistos como falta de combustível, pane mecânica ou perda das chaves, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, em todo território nacional.

Os serviços de assistência da MAPFRE Warranty são prestados pela Brasil Assistência, empresa do Grupo MAPFRE, líder em seu segmento, realizando mais de um milhão de atendimentos por ano.

Para outras informações, acesse www.mapfre-warranty.com.br ou consulte seu corretor.

Sobe a MAPFRE Warranty no Brasil

A MAPFRE Warranty é a linha de negócios da MAPFRE ASISTENCIA, multinacional de Seguros, Resseguros e Serviços com presença direta em 40 países, especializada no desenvolvimento e comercialização dos produtos de F&I (Finance and Insurance) no país. Um dos líderes mundiais de mercado na venda dos produtos Garantia Estendida, Garantia Mecânica, Seguros GAP, Prestamista e Assistência na Europa. Entre sua carteira de clientes estão as maiores montadoras e mais de 25 mil concessionárias em todo mundo. 

Fonte: CDN Comunicação Corporativa