Indústrias brasileiras devem investir menos em 2014, diz pesquisa da CNI

Mais uma pesquisa reforça a tese de baixo crescimento da economia brasileira em 2014. Desta vez, trata-se de pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Sua principal conclusão é de que haverá redução no percentual das empresas do setor que pretendem investir este ano, já que o indicador deve cair de 83%, em 2013, para 78,1% este ano, o menor percentual da série histórica iniciada em 2010. “As expectativas não são tão favoráveis. Estão abaixo do que foram em 2010, ano de maior investimento”, informa o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Para a CNI, a retração na intenção de investir deve-se ao fato de 82,9% das empresas considerarem a capacidade produtiva atual adequada ou mais que adequada para atender à demanda. De qualquer forma, o programa de concessões do governo e os investimentos em infraestrutura, diz o economista, podem levar a resultados superiores às expectativas. Porém, ele assinala ser preciso aguardar “maturação” desses projetos. Das empresas que pretendem investir, 55,8% têm a intenção de dar continuidade a projetos. Outros 37,6% vão iniciar novos projetos.

O mercado interno é o principal alvo da indústria. Entre as empresas que pretendem investir, 79,6% têm como foco o mercado doméstico e 3,6% se concentram no mercado externo.

Fonte: CNseg