Blumenau recebe Ricardo Xavier, Diretor-Presidente da Seguradora Líder

A cidade de Blumenau recebeu no dia 22 de maio o Diretor-Presidente da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, Ricardo Xavier, para uma palestra sobre o seguro do trânsito, onde explicou o significado, o objetivo e as novidades dessa conquista brasileira.

O evento foi realizado pelo SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina, contou com o patrocínio do SincorSC e apoio da Escola Nacional de Seguros,  no Teatro Carlos Gomes, às 19h, na sala nobre.

O DPVAT é um seguro de responsabilidade civil criado há 40 anos por Lei Federal, que tem como objetivo cobrir os danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre ou por suas cargas, a pessoas transportadas ou não.

É o único seguro que dá cobertura à população em qualquer ponto do país. Ele cobre acidentes ocorridos em todo o território nacional, indeniza individualmente todas as vítimas do acidente, independente  da quantidade de acidentes causados pelo mesmo veículo, e entre outros. Toda e qualquer vítima de acidente que envolve veículo, ocorrido em qualquer lugar do país, seja pedestre, passageiro ou proprietário, pode pedir a indenização do Seguro DPVAT.

Durante a palestra, Xavier destacou a importância da atuação do corretor nas categorias 3 e 4, de acordo com a Resolução CNSP 273/2012, Capítulo III Da corretagem, Artigo 11:

“Fica facultado o pagamento de 8% sobre o valor dos respectivos prêmios aos corretores de seguros, indicados pelos segurados das categorias 3 e 4, que assumam o compromisso de prestar assistência aos titulares de direito de indenização por acidentes de trânsito envolvendo os respectivos veículos”.

Para complementar, Xavier apresentou graficamente a comparação entre o percentual de comissão pago aos corretores e o percentual do valor repassado para Escola Nacional de Seguros. Destacou que no mês de Dezembro de 2013 o percentual de comissão pago aos corretores ficou abaixo em 50% do valor repassado à Escola Nacional de Seguros. Esta pratica soma  apenas 32% dos corretores catarinenses.

De janeiro a dezembro de 2013 as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT registraram crescimento de 25% ante mesmo período de 2012. A maior parte das indenizações em acidentes fatais foi para vítimas de 18 a 34 anos (42%), envolvendo motocicletas 22%, automóveis 15%, caminhões 4% e micro-ônibus/ônibus 1%. A região Sul do país concentrou a maior incidência de indenizações pagas nos casos de reembolso de DAMS (51%), envolvendo predominantemente, as motocicletas (56%), aumentando sua participação nas indenizações pagas por DAMS em 9 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2012.

Com base em todos os dados estatísticos, a Seguradora Líder promove ações educativas e institucionais com intuito de desenvolver a mudança de comportamento dos condutores. “A diretoria do SindsegSC, também aposta e acredita em projetos de conscientização no trânsito. Como entidade de classe, é nosso dever encarar essa situação de braços dados e lutar juntos”, registrou o presidente da entidade realizadora Paulo Lückmann.

Em seu discurso de abertura, Lückmann apresentou que “Jamais no fato de indenizar uma vida, mas no formato de minimizar a situação econômica das famílias o Seguro DPVAT, pode, deve e ajuda de todas as formas os cidadãos e a sociedade num todo. Com a falta de instrução, de educação ou civismo do nosso país – fato este extremamente negativo-, temos os chamados fraudadores, que tiram da indenização do segurado um montante representativo e de forma nebulosa elaboram processos fraudulentos, usando e forçando os cidadãos, que não são instruídos a assinarem procurações. Como é de conhecimento de todos a Seguradora Líder vem trabalhando incansavelmente combatendo essas situações”.

Em suma, e com base em dados de março de 2014, Xavier revelou a extensão da abrangência do Seguro DPVAT que no Brasil está em  7.770 pontos, desses Santa Catarina têm 394 pontos distribuídos em 273 municípios.  No estado catarinense, a Seguradora Líder oferece 297 pontos em agências de correios, 71 pontos de parceiros DPVAT, 21 pontos de seguradoras, três pontos de reguladoras e dois pontos do SincorSC.

O evento contou com a presença de profissionais do mercado de seguros, executivos e funcionários de seguradoras, corretores e prestadores de serviço, autoridades e profissionais formadores de opiniões, acadêmicos e demais interessados no assunto.

Sobre o Palestrante

Ricardo Xavier é graduado em Engenharia Mecânica. Atuou como Chefe de Gabinete e Secretário Geral da  Superintendência de Seguros Privados – SUSEP. Ele exerceu a direção executiva do Ramo de Automóvel e Assuntos  Institucionais na Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização - FENASEG. No final do  ano  de 2006, assumiu a presidência do Conselho Consultivo do Centro de Experimentação e Segurança Viária  (CESVI Brasil)  e ocupou o cargo de membro do conselho do Instituto São Paulo Contra a Violência e membro da  Câmara Técnica de  Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRA N.

Fonte: Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina.