GRUPO BB E MAPFRE é a seguradora oficial da exposição ‘Salvador Dalí’

Seguradora oficial das obras de arte reunidas nas exposições “Impressionismo: Paris e a Modernidade” (2012) e “Mestres do Renascimento” (2013) – ambas sucesso de público, prestigiadas por mais de 1,2 milhão de pessoas pelas cidades que passaram (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília) –, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE contribui, outra vez, para a realização da maior retrospectiva já feita no país de outro grande mestre das artes, o artista catalão Salvador Dalí.

Com inauguração no 30 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio), a exposição é formada por 150 peças do mestre do surrealismo, sendo 29 pinturas, 80 desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. As peças provêm das principais instituições colecionadoras do artista, a Fundação Gala-Salvador Dalí (Figueres), o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri) e o Museu Salvador Dalí (Flórida).

Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, a mostra ocupará cerca de 1.000 m² do primeiro andar do CCBB RJ e traçará a trajetória do artista passando pelas diversas fases de sua produção.

Será possível ver as telas do período de sua formação como pintor – “Retrato del padre y casa de Es Llaner”, de 1920, e o “Autorretrato cubista”, de 1923 – e da fase surrealista que deu fama mundial ao catalão, retratada em telas como “El sentimiento de velocidad” (1931), “Monumento imperial a la mujer-niña” (1929), “Figura y drapeado en un paisaje” (1935) e “Paisaje pagano medio” (1937).

O acervo conta também com documentos e livros da biblioteca particular de Dalí que dialogam com as pinturas, provenientes do arquivo do Centro de Estudos Dalilianos, e desenhos criados para ilustrar o livroCantos de Maldoror (1869), Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, proporcionando ao visitante uma viagem biográfica e artística pela carreira do pintor.

“O apoio a iniciativas culturais de qualidade faz parte do DNA do GRUPO Segurador BB E MAPFRE. Por meio delas, reforçarmos nossa contribuição sociocultural para o país”, afirma Benedito Dias, diretor de Marketing do GRUPO BB E MAPFRE.

“O Brasil está vivendo um momento de efervescência cultural e de forte demanda por arte e novos conhecimentos. Com quase três anos de operação, o Grupo BB E MAPFRE já tem uma tradição de apoio a grandes projetos culturais e nosso objetivo é trazer contribuições que transformaram as artes e o pensamento, como as obras de Salvador Dalí”, afirma Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo BB E MAPFRE.

Seguros para obras de arte em alta

A recente onda de exposições de grande valor cultural tem impulsionado os seguros para obras de arte do BB E MAPFRE, razão pela qual o GRUPO BB E MAPFRE criou uma Unidade comercial específica para atender à demanda.

“A procura pelo seguro de obras de arte vem acompanhando o interesse do público por exposições de qualidade. E, por  se tratar de objetos de alto valor financeiro e patrimonial, o seguro tem sido item obrigatório no gerenciamento de coleções individuais ,de museus e das exposições, uma vez que protegem o acervo e dão garantia de indenização em caso de algum incidente com a obra”, explica Danilo Silveira, superintende de Seguros Gerais do Grupo Segurador BB E MAPFRE.

Atualmente, o GRUPO oferece as mesmas soluções que o mercado internacional, com coberturas do tipo ‘All Risks’ que respondem por problemas durante o manuseio, transporte, embalagem e exposição de obras de artes.

No ano passado, o BB E MAPFRE foi responsável pelo seguro de diversas exposições, entre as quais “Tarsila – Percurso Afetivo”, “Paris: Impressionismo e Modernidade” e Mestres do Renascimento e “Um Olhar sobre o Brasil”.

Salvador Dalí ficará em cartaz no CCBB Rio até o dia 22 de setembro e depois segue para São Paulo, onde será realizada no Instituto Tomie Ohtake entre outubro e dezembro.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é o maior nos ramos em que atua, com mais de 6 mil colaboradores, mais de 160 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias, e 36 milhões de clientes. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente (presença em 95% do território nacional) e distribuição multicanal.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa