Qual é o seu papel?

O desperdício de papel é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores e muitos empresários reclamam da falta de consciência ambiental.

É difícil acreditar que uma simples folha de papel em sua estrada da matéria-prima ao descarte final cause tantos problemas pelo caminho. Mas os impactos da produção já são bem conhecidos, e tão desastrosos que no início do ano o SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina desenvolveu o projeto Página Virada, que tem como objetivo  conscientizar a população no uso e no consumo do papel.

Desde sempre a entidade tem se preocupado com o tema Sustentabilidade, e por isso criou a ação que vem sendo praticada no espaço há muitos anos.

Para produzir uma tonelada de papel são necessárias de duas a três toneladas de madeira, uma grande quantidade de água e muita energia.

De acordo com a Worldwatch Institute, instituto de pesquisa independente dedicado a preocupações ambientais globais, a produção do papel está em quinto lugar na lista das que mais consomem energia. Segundo dados do instituto, o consumo mundial cresceu mais de seis vezes desde a metade do século XX.

Para o presidente da entidade, Paulo Lückmann, o primeiro passo para diminuir o uso de papel é conscientizar os funcionários:

‘’Afinal, são eles quem utilizam as folhas em seu dia a dia. É importante alertá-los sobre a real necessidade de imprimir um documento. A maioria das pessoas não sabem quantas árvores são poupadas quando o consumo de papel diminui e nem quanto lixo deixa de ser produzido com o fim do desperdício’’.

Dicas para a redução

1. Faça um treinamento de conscientização dos funcionários. Ensine-os a ter sempre em mente se a impressão é mesmo necessária. Muitos arquivos são impressos apenas para leitura e depois são descartados.

2. Sempre que possível, utilize os modos de impressão de frente e verso da folha. Além da economia de papel, eles reduzem gastos com a compra de pastas e com espaço para armazenamento.

3. Reaproveite as folhas utilizadas de um só lado e faça blocos de anotações.

4. Separe o lixo doméstico e dê os materiais recicláveis para as cooperativas de captadores. Saiba que 80% do papel que consumimos é na forma de embalagens.

Vamos repensar nossas atitudes nos dias que estão por vir, com o objetivo principal de reduzir o uso e o consumo do papel.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina