Polícia Militar realiza formatura de 61 novos sargentos

Hoje pela manhã, a Polícia Militar de Santa Catarina realizou a formatura de 61 novos sargentos, formados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP. O comando geral da Corporação, objetivando possibilitar a gradual ascensão na carreira dos praças, valorizando desta forma a graduação de sargento, procurou viabilizar a realização de cursos na instituição que possibilitem a capacitação e atualização dos policiais militares. 

Para tal, buscou-se a formação de novos sargentos, através da realização de concurso interno e, também, através da valorização dos policiais militares mais antigos na corporação.

O curso voltado para a defesa do cidadão e da sociedade tem por objetivo primordial reorientar a concepção de polícia, assegurando a renovação e atualização de seus conhecimentos, assim como suas inserções nas guarnições policiais militares como superiores hierárquicos.

Buscou-se desta forma, conceber uma nova dimensão, dando um novo enfoque as atividades desenvolvidas pelos sargentos na polícia militar, capacitando-os para comandar, conduzir e bem orientar suas respectivas frações de tropa. Após cerca de oito meses de curso os formandos chegaram ao objetivo. Foram muitas horas de instrução, estágios, escalas de serviço e operações no campo da segurança pública até chegarem a este dia.

As turmas escolheram homenagear o sargento José Antônio dos Reis, falecido no dia 5 de setembro de 2013, vítima de um disparo de arma de fogo em confronto durante uma ocorrência policial.

Os policiais receberam o kit policial militar, composto por uma pistola calibre .40, 35 munições calibre .40, um colete balístico, uma algema, um espargidor de gás, um bastão tonfa e um cinto de guarnição completo. 

O comandante geral, coronel Valdemir Cabral enfatizou que esses policiais que agora se formam como sargentos irão representar o comando geral, devendo interagir com as autoridades locais e com a sociedade. Esses policiais que se dispuseram galgar o caminho da qualificação devem ter a certeza de que existirão os dias de dificuldade, as ações sem reconhecimento, o cansaço da labuta diária, mas nesses dias devem confiar na nobreza da missão que escolheram desenvolver. 

Estavam presentes o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, o comandante-geral, coronel Valdemir Cabral, o subcomandante-geral, coronel Paulo Henrique Hemm, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gladimir Murer, o diretor de da Diretoria de Instrução e Ensino, coronel José Aroldo Schlichting, o comandante da Polícia Militar Especializada, demais oficiais e convidados. 

 

(Publicação e texto: Soldado Analu Koniuchowicz, jornalista responsável, CCS :: fotos: cabo Paulo Santana)
Fonte: www.pm.sc.gov.br - Por: Sd Analu Koniuchowicz