Projeto ganhador do 2º lugar do Prêmio de Inovação em Seguros de 2013 ampliou estudos e debates

Em 2013, o 2º lugar do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros na categoria Comunicação foi o projeto “Terra Report Edições Especiais”, de Rodrigo Botti, Keity Pacheco, Priscila Grossi e Rodolfo Clark, colaboradores da Terra Brasis Resseguros. O trabalho apresentou uma série de análises sobre a exposição do Brasil às catástrofes naturais, até então pouco abordada no país.

Os inovadores estudos realizados pela resseguradora evidenciam que, ao contrário do que se pensa, o Brasil possui significativa e crescente incidência de catástrofes. Por meio do Terra Report Edições Especiais, buscou-se ampliar os debates e os estudos sobre o tema, incentivando investimentos públicos e privados no sentido de prevenir, reduzir e transferir riscos catastróficos do mercado doméstico. O resultado aponta soluções benéficas não só para o mercado segurador, mas para toda a sociedade brasileira.

A primeira Edição Especial do Terra Report conta com um estudo em que são descritos alguns aspectos importantes do país, incluindo o Polígono da Seca e os efeitos El Niño e La Niña. Além disso, são analisados os históricos de gastos da União com prevenção e preparação para desastres e com resposta aos desastres ocoridos e reconstrução.

Já a segunda edição contém o Mapa Terra Brasis de Catástrofes Naturais Brasileiras, que apresenta os tipos e quantidade de eventos naturais que atingiram o Brasil nos últimos três anos, buscando identificar, de maneira clara e objetiva, os locais mais suscetíveis a catástrofes naturais.

A edição 2013 do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela CNseg, teve número recorde de inscrições: foram 58 cases avaliados. Assim como no ano anterior, o foco do Prêmio foi a inovação para o desenvolvimento sustentável. Os projetos apresentaram propostas de gestão de recursos, uso da tecnologia para otimização de processos e diversos outros planos inovadores para o setor.

Fonte: CQCS