Proteja a sua criança. Utilize a cadeirinha de segurança!

Proteger a vida de uma criança é o principal papel que as cadeirinhas de retenção desempenham. Todo mundo sabe que o uso dela na hora de levar uma criança no carro é muito importante, porém nem todos aplicam esta ação.

Segundo o Código de trânsito Brasileiro, é obrigatório o uso de assentos especiais para crianças de até sete anos e meio de idade, se não for respeitado a obrigatoriedade, pode acarretar multa por infração gravíssima.

Essa medida pode aumentar em até 70% as chances do bebê ou da criança sair ilesa de algum acidente, entretanto alguns cuidados especiais devem ser tomados conforme a idade da criança.

A correta posição do bebê-conforto ou da cadeirinha no carro, ainda traz muitas dúvidas aos pais, principalmente os de primeira viagem.

Para crianças com até nove quilos a indicação é usar o bebê-conforto. O equipamento deve ser instalado de modo que o menor fique de costas para o banco da frente. O material ajuda a amortecer o impacto em caso de freadas bruscas.

Já para as crianças de um a quatro anos (entre nove e 16 quilos) a exigência é o uso de cadeirinhas de segurança com encosto e cinto próprios. A cadeira deve ser instalada no banco traseiro, posicionada de frente para o painel. Ela deve estar presa no cinto de segurança do carro, sendo que a criança deverá utilizar o cinto próprio do equipamento.

E crianças entre quatro e sete anos e meio devem usar assentos de elevação, evitando que o cinto de segurança do carro fique na altura do pescoço. O equipamento deve ser instalado atrás do banco do motorista ou do passageiro.

A durabilidade do produto depende da conservação e dos cuidados de limpeza. Siga sempre as recomendações do fabricante.

Clique aqui e assista a um vídeo que mostra como transportar crianças corretamente nos veículos. O vídeo também está publicado na TV SindsegSC, caso queira visualizar outros vídeos clique aqui.

Este texto faz parte do programa Cultura da Convivência, idealizado pelo SindsegSC em 2013 com o objetivo de trazer dicas que estimulam o respeito e o bom senso em situações do dia a dia no trânsito das cidades. As dicas são divulgadas no Portal SindsegSC e ficam também disponíveis no menu SindsegSC / Responsabilidade Social e Ambiental / Trânsito – Conscientização.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina.