Adolescentes brasileiros passam dia com Schweinsteiger, Franck Ribéry, Manuel Neuer e Dante

Schweinsteiger2.jpg

São Paulo, 23 de setembro de 2014 - “O Neuer deu bom dia para a gente em português e eu quase morri!”, diz a estudante brasileira Isabella Schultz, 16, ao contar sobre o momento em que conheceu o goleiro da seleção alemã e outros jogadores do Bayern de Munique, ao lado de mais de 70 jovens de diversas partes do mundo. Ela e todos os outros adolescentes são vencedores do concurso cultural Acampamento de Futebol, organizado anualmente pelo Grupo Allianz em 28 países. Como prêmio, os adolescentes contemplados de cada nação viajam para a Alemanha, por seis dias, a fim de conhecer o elenco do Bayern de Munique, assistir a um jogo no Allianz Arena – que nesse ano foi a abertura da Bundesliga - e ainda serem treinados pela equipe técnica do clube.

Neste ano, Lucas Ventura, 15, Carollina Murgia, 16, Isabella Schultz, 16 e Jonathan Figueiredo, 15, foram os brasileiros que se juntaram a outros 70 jovens, com idade entre 14 e 16 anos e tiveram a oportunidade de conhecer os craques Franck Ribéry, Manuel Neuer, Bastian Schweinsteiger e o brasileiro Dante.

Todos foram muito simpáticos com a gente. O Dante, principalmente, por sermos brasileiros. Ele até brincou dizendo que era muito bom ter brasileiros ali com ele, já que ficou meio difícil falar com os alemães depois dos 7x1”, conta entre risadas Isabella, lembrando-se da fatídica derrota da seleção canarinho para a Alemanha durante as semifinais da Copa do Mundo.

Como parte do programa, o grupo também participou de uma sessão de treinamento, em Säbener Strasse, o CT do Bayern, com treinadores do clube. Os adolescentes aproveitaram as modernas instalações, onde receberam dicas para melhorar habilidades com a bola, troca de passes, condicionamento físico, bem como as competências relativas a elementos psicológicos do jogo.  

O adolescente Jonathan Figueiredo, 15 anos, que já está familiarizado com o mundo esportivo, pois compete há 5 anos em campeonatos de futsal pela academia que frequenta, aprovou o treinamento. “Durante a viagem nós treinávamos duas horas por dia em esquema de circuito, divididos em quatro grupos. Eram intercalados treinamento físico com jogo em campo. Foi puxado, mas conseguimos aproveitar bastante”, explica.

Além do programa esportivo, o grupo também participou de uma excursão por pontos culturais de Munique, visitou o FCB Erlebniswelt, museu do time alemão, assistiu a um treino da equipe do Bayern e fez um tour pelos bastidores do Allianz Arena, onde puderam assistir a vitória do time da casa contra o VfL Wolfsburg por 2 a 1, na abertura da temporada 2014-15 da Bundesliga, ocasião considerada como um ponto alto da viagem por Jonathan Figueiredo, 15. “Foi a primeira vez que eu entrei em um estádio de futebol, afirma Jonathan. Toda essa experiência me fez querer trocar o futsal pelo gramado. Já estava pensando em desistir do futebol, mas o Acampamento renovou em mim a paixão que tenho pelo esporte e agora quero ser um profissional”, afirma o adolescente.

Felipe Gomes, diretor de Gestão de Mercado e Estratégia da Allianz Seguros explica que um dos objetivos do Acampamento de Futebol é justamente despertar nos jovens o desejo de seguirem seus sonhos, além de promover um intercâmbio cultural entre os países. “Queremos estimular o repeito a outras nacionalidades e ensinar aos jovens a importância de se fazer parte de uma equipe, além de poder estimulá-los a seguirem suas paixões e alcançarem seus objetivos”, completa.

Os jovens ainda comemoram as amizades feitas durante a viagem com participantes de outros países, mantendo contato através da internet. “Esse contato com outras culturas foi uma das partes mais legais da viagem. Eu pude conhecer um pouco sobre cada país durante esses seis dias e procurei ainda mais informações sobre aqueles que não conhecia muito bem”, explica Carollina Murgia, 16, outra participante da grupo brasileiro.

E na bagagem, além de muitas lembranças, os garotos levam alguns ensinamentos. “Aprendi a importância de saber uma outra língua. Antes não ligava muito, mas esses dias de viagem me fizeram entender a importância de conhecer outro idioma, por isso agora vou correr atrás disso”, explica Lucas Ventura, 15 anos.

O que é o Acampamento de Futebol

Organizado anualmente pelo Grupo Allianz em 28 países, o Acampamento de Futebol é um concurso cultural que seleciona quatro jovens entre 14 e 16 anos de cada país para uma viagem de seis dias pela Alemanha. Cada nação possui um critério de seleção próprio e, excepcionalmente neste ano no Brasil, a Allianz Seguros realizou um concurso voltado exclusivamente para o seu público interno, dando oportunidade para os filhos de seus colaboradores participarem, uma vez que estes jovens ficam impedidos de participar de concursos da seguradora aberto ao público, como ocorreu nas cinco edições anteriores do Acampamento. “Quisemos valorizar os nossos colaboradores que, diariamente, fazem a história da empresa no Brasil”, explica Felipe Gomes.

Sobre a Allianz Seguros

No país há 110 anos, a Allianz Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 51 filiais e 27 representações. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

Fonte: Virta Comunicação