Unidades de saúde da rede pública farão exame de próstata

Foi publicada, no Diário Oficial da União de 26 de novembro de 2014, a Lei 13.045, que garante a detecção precoce do câncer de próstata pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O câncer de próstata é segundo mais recorrente em homens no Brasil – perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

A lei obriga que todas as unidades de saúde da rede pública façam o exame de detecção precoce sempre que o procedimento for considerado necessário pelo médico. A medida também determina que profissionais de saúde sejam capacitados para novos avanços no campo da prevenção. Muitos casos de câncer de próstata são diagnosticados somente pelo exame de toque retal, que é rápido e praticamente indolor.

“A nova lei reforça a importância de preparar os serviços públicos e envolver os profissionais de saúde de forma que garanta atendimento adequado e humanizado, orientando sobre os sinais e sintomas da doença e encaminhando para a realização de exames quando houver indicação clínica”, disse Eduardo Chakora, coordenador nacional de Saúde dos Homens do Ministério da Saúde.

O papel do Instituto Lado a Lado pela Vida

O Instituto Lado a Lado pela Vida criou a campanha Um Toque, Um Drible em 2008 para disseminar informações e conscientizar homens, mulheres e jovens para que a questão da saúde masculina seja um processo construído. Neste mês, a campanha tem mais visibilidade com o Novembro Azul. O objetivo é conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata.

“Para nós é muito importante a disseminação da informação e posso dizer que a campanha cresceu muito, cerca de 1000%, e houve um chamamento da população masculina. Mas recebemos cerca de dois mil e-mails de pessoas que não conseguem sequer marcar uma consulta médica e acredito que a campanha também está sendo um incentivo para que as autoridades e instâncias se organizem para poder atender essa população”, conta Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. 

Fonte: Instituto Lado a Lado Pela Vida