Porto Seguro divulga resultados do 4º trimestre de 2014

A Porto Seguro encerrou o quarto trimestre e o ano de 2014 atingindo um resultado satisfatório, fruto de um desempenho operacional positivo e de uma maior receita financeira, mesmo diante de um cenário de baixo dinamismo na atividade econômica brasileira. Conjuntamente, os prêmios de seguros cresceram dois dígitos, ratificando o potencial do setor, que vem apresentando um crescimento consideravelmente superior ao PIB nos últimos anos.

As receitas totais e os prêmios de seguros cresceram 18% e 14% no trimestre e 16% e 13% em 2014, respectivamente. A frota segurada ultrapassou a marca de 5,0 milhões de veículos (+8%), um incremento anual de 363 mil itens e o número de residências atingiu 2,2 milhões, uma evolução de 25%.

Na operação de seguros, o destaque foram os prêmios dos produtos de automóvel, que cresceram 12% no trimestre e no ano, em especial para a Azul, com crescimento de 34% no 4T14 e 22% em 2014. Também houve expansão dos prêmios dos produtos patrimoniais em 24% no 4T14 e 19% em 2014, influenciada basicamente pela expansão dos produtos Empresarial e Residencial. O segmento patrimonial tem apresentado nos últimos anos o maior crescimento dentre os principais produtos de seguros da companhia.

O desempenho operacional, demostrado pelo índice combinado, atingiu 96,1% no trimestre e 96,5% no ano. O índice combinado oscilou levemente (-0,2 p.p. no trimestre e +0,5 p.p. no ano), apesar de uma maior frequência de roubo e furto, que impactou o primeiro semestre do ano. Na parte das despesas, o índice D.A. manteve-se praticamente constante no comparativo anual.
Nas empresas financeiras e de serviços, as receitas cresceram 30% no trimestre e 28% no ano, impulsionadas principalmente pela evolução das receitas de operações de crédito (cartão de crédito e financiamento), que se expandiram em mais de 35% nos dois períodos. O número de cartões de crédito atingiu 1,6 milhão de unidades, um acréscimo de 250 mil cartões.

O resultado financeiro do trimestre apresentou um aumento de 105%, com rentabilidade de 2,50% (91% do CDI) no 4T14 e de 10,36% (96% do CDI) em 2014, excluindo-se os recursos previdenciários. O resultado financeiro foi impactado pelos investimentos em renda variável, que apresentaram uma performance abaixo do índice de referência, contudo o aumento do CDI médio (+11% vs. 4T13) contribuiu para um maior resultado financeiro, que atingiu R$ 258 MM.

O lucro líquido sem business combination foi de R$ 278 milhões no trimestre e de R$ 883 milhões no ano, correspondendo a um aumento de 19% e 24% respectivamente. O Roae sem business combination atingiu 21,6% (+0,7 p.p.) no 4T14, e 18,5% no ano (+2,0 p.p.).

Fonte: Seg Notícias