Grupo BB e Mapfre lucram R$ 1,6 bilhão em 2014, crescimento de 40,5%

O GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE obteve crescimento de 16% em prêmios em 2014, que somaram R$ 16,3 bilhões contra R$ 14 bilhões em 2013. O número mostra um crescimento acima da média de mercado que foi de 9,5% no mesmo período.

O lucro líquido recorrente, apurado sobre a mesma base de operações de 2013, cresceu 40,5%, atingindo R$ 1,6 bilhão. O valor representa 11,3% do total de prêmios ganhos em 2014, no ano anterior esse percentual foi de 9,7%.

“Nossos resultados de 2014 coroaram nossa trajetória de três anos e meio: conseguimos aliar eficiência, controle de custos e inovação, o que resultou mais uma vez num crescimento importante”, afirma Roberto Barroso, presidente da BB MAPFRE SH1, empresa do Grupo BB e MAPFRE. “Nós investimos em atendimento ao cliente e implantamos mais uma nova central de call center em Franca, um ganho em qualidade e rapidez na resposta ao segurado”, pontua.

O índice de sinistralidade foi de 48,9% , incremento de 1,4 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior (47,5%). Já o índice de comissionamento geral ficou em 21,7% (23% em 2013) e as despesas administrativas representaram 8% sobre os prêmios ganhos em 2014 (9,2% em 2013).

“Tivemos um ano acima das expectativas, com crescimento em prêmios e resultados, com foco na otimização das operações”, diz Marcos Ferreira, presidente da MAPFRE BB (SH2), empresa do GRUPO BB e MAPFRE. “Além disso, lançamos o Projeto Família Sempre Protegida, que inovou na oferta e na entrega do seguro ao consumidor”, destaca.

As provisões técnicas de seguros totalizaram R$ 14,3 bilhões em 2014, o que representa um incremento de 22,2% em relação ao ano anterior (R$ 11,7 bilhões em 2013).

Em 2014, o patrimônio líquido do GRUPO totalizou R$ 5,8 bilhões (R$ 5 bilhões em 2013). Os ativos totais encerraram o ano em R$ 25,9 bilhões, um crescimento de 19,8% em comparação com 2013 (R$ 21,6 bilhões).

Mantendo a liderança

Esses resultados contribuíram para que o GRUPO chegasse ao final de 2014 com uma participação de mercado de 17,9%, liderando o segmento de produtos de riscos, que engloba os negócios de Seguros de Pessoas, Automóvel e Danos. No início da parceria, a participação de mercado do GRUPO era de 15,7%, ou seja, teve um incremento de 2,2%, de acordo com os últimos dados divulgados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). Considerando apenas os seguros de Danos, em 2014 o GRUPO conquistou a liderança de mercado, com 19,3% de participação e crescimento de 27,1%.

O segmento de Seguro de Pessoas consolidou a liderança com participação de mercado de 20,4%, um crescimento de 9,6% em relação a 2013 e superior ao alcançado pelo mercado (6%). O resultado é tido como muito representativo pelo GRUPO. Em 2014 o Grupo lançou a modalidade de seguro prestamista pessoa jurídica para a rede bancária, com foco nas pequenas e médias empresas.

Mesmo diante da retração na produção de veículos do país em 2014, o segmento de Auto do GRUPO registrou crescimento de 11,2% em 2014, acima da média de mercado (9,4%), com desempenho positivo no segmento de frotas. A área também lançou serviços e coberturas com foco no cliente, como a renovação por SMS, perícia on-line, sinistro via web e o “Motorista mais” (garante o reboque do veículo e transporte dos ocupantes em caso de sinistro).

Nos mercados de Agronegócios e Habitacional, a seguradora obteve um incremento de 39%, preservando também a primeira posição do mercado, mesmo considerando o impacto de eventos climáticos (seca e estiagem) sobre os seguros agrícolas em 2014.

Com o lançamento de três produtos em 2014 – Risco de Petróleo, Garantia Judicial Trabalhista e Risco de Satélite – e com desempenho considerado expressivo pelo GRUPO em clientes globais, a área de Grandes Riscos registrou crescimento de 34,1%, performance bastante superior à média do crescimento do mercado (10,1%).

Fonte:CDN Comunicação Corporativa