Seguradoras se mobilizam em apoio às vítimas do tornado em Xanxerê

As seguradoras já concentram seus esforços para ajudar segurados e corretores envolvidos na tragédia ocorrida em 20 de abril, em Xanxerê, a cidade de Santa Catarina mais afetada pelos ventos de mais de 200 quilômetros por hora que desabrigaram mais de mil pessoas. Um balanço preliminar aponta que 2,6 mil imóveis foram afetados e, segundo a Defesa Civil, mais de 300 pessoas já receberam atendimentos médicos e 120 foram hospitalizadas.

Segundo o diretor-executivo da FenSeg, Neival de Freitas, o tornado em Xanxerê pode ter repercussão em vários segmentos do setor de seguros, como no seguro residencial, de condomínio e empresarial. Freitas ressalta que esses produtos oferecem cobertura básica para danos causados por incêndio, queda de raio e explosão. “O segurado pode contratar coberturas adicionais, como vendaval e alagamento, entre outras”, explica. Ou seja, só têm direito a indenização de seguro em Xanxerê aqueles que contrataram a cobertura especifica de vendaval, que foi o evento que gerou as perdas na pequena cidade catarinense. Já a cobertura básica do seguro de automóvel, acrescenta, que cobre colisão, roubo, furto e incêndio, também inclui danos por alagamento e queda de objetos. “Se o carro capotar por força do vento, o prejuízo tem cobertura do seguro”, afirmou Freitas.

A seguradora Allianz já conta com uma equipe em Xanxerê desde o dia 23. O maior número de clientes atingidos é da carteira Empresarial, informou a seguradora. “O atendimento a esses segurados será priorizado e a indenização acontecerá no menor prazo possível”, garantiu a seguradora alemã em nota enviada aos jornalistas. Em relação ao seguro de automóvel, a Allianz informa que as oficinas estão prontas para receber os veículos por ela segurados, porém, caso fiquem lotadas, haverá a possibilidade de transferir os automóveis para estabelecimentos de localidades próximas. O principal intuito é agilizar o atendimento ao cliente. OS clientes da Allianz podem informar os sinistros ou obter mais informações pelos telefones: 0800 7777243 e (11) 3171-5360.

A Caixa Seguradora informou que pagará no prazo de três dias os clientes de seguro residencial e empresarial com cobertura para vendavais. A equipe da Caixa que está na região conta com reguladores de sinistro, além do consultor e do gerente da filial Santa Catarina. Eles estão atendendo os clientes na agência da Caixa de Xanxerê, enquanto a central de relacionamento faz uma busca pelos clientes que possam estar com problemas de comunicação, uma vez que a telefonia, a energia e a internet estão com acesso limitado na região. Uma equipe de assistência técnica também foi designada exclusivamente para atender aos clientes do seguro residencial. “Estamos fazendo de tudo para minimizar o sofrimento das famílias da região”, explica o gerente de seguros residenciais da empresa, Federico Salazar.

A Bradesco Seguros informou que uma equipe de técnicos chegou a Xanxerê no dia 22. Eles vão coordenar o trabalho de coleta de informação que permita ao grupo segurador agilizar o pagamento a seus segurados que tiveram, em suas residências, automóveis ou estabelecimentos comerciais, algum tipo de perda provocada pelo evento, que também atingiu as cidades de Ponte Serrada e Chapecó. Os segurados podem acessar também a Central de Relacionamento Bradesco Seguros, pelos números 0800 707 2757 e 4004 2757.

A Liberty, com cerca de 1,3 mil clientes na região (entre os clientes de auto, residência e empresas), também tem uma equipe de sinistros acompanhando o caso em Xanxerê desde segunda-feira mas, por causa das dificuldades de comunicação (sem telefonia, energia e internet), a empresa ainda não tem informações oficinais sobre os clientes. Segundo informou a assessorial de imprensa, a seguradora está usando a ferramenta de geo marketing para identificar a localização das suas apólices e assim iniciar um contato proativo com os clientes para verificar se eles tiveram problemas e poder agilizar o pagamento e a liberação das indenizações.

A Mondial disponibilizou uma estrutura de Gestão de Crises na região afetada, para coordenar as atividades. Além da estrutura de prestadores da região, a empresa alocou a equipe própria da área de Residência, com reforço de material apropriado para este tipo de catástrofe (cobertura, cabos, elétrica, etc.), além de caminhões personalizados.

Auri Bertelli, presidente do Sincor SC, informou que até o momento os corretores da região têm dado, dentro do possível, todo o apoio a seus clientes. “Vamos nos deslocar para a região afetada na terça-feira, pois o local está com dificuldade de acesso em razão dos trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil”, informou. Ele, o corpo técnico jurídico e outros gerentes do Sincor SC, que rodarão mais de 500 quilômetros para chegar à Xanxerê, já têm uma reunião agendada com cerca de 40 corretores para o final da tarde. “Vamos até lá prestar nossa solidariedade aos corretores e também colocar-nos à disposição para ajudar em toda e qualquer dificuldade que possam estar enfrentando no relacionamento com as seguradoras”, disse.

Fonte: CNseg