AXA fecha acordo com SulAmérica para adquirir a divisão de grandes riscos

SulAmérica e AXA, que desde 2006 mantêm uma parceria de sucesso no Brasil em seguros de ramos elementares, anunciam nesta data que fecharam um acordo para a aquisição por parte da seguradora francesa, através da AXA Corporate Solutions Brasil e América Latina, da divisão de grandes riscos da seguradora brasileira. O acordo, avaliado em R$ 135 milhões, prevê a incorporação pela AXA de toda a carteira de grandes riscos da SulAmérica no Brasil, incluindo as operações referentes ao seguro DPVAT.

“Para a AXA Corporate Solutions, essa aquisição representa uma aceleração em um mercado core para o Grupo, agrega um excelente time à companhia e garante um passo significativo na direção da ambição da AXA para o Brasil”, reforça Philippe Jouvelot, CEO da companhia no Brasil.

Para estreitar ainda mais a parceria entre as duas empresas, SulAmérica e AXA Corporate Solutions também estabeleceram os princípios de acordo de cooperação comercial   visando   à colaboração   recíproca   na   distribuição de produtos que complementem seus respectivos portfólios, em especial os ramos em aquisição.

“A cooperação entre as duas companhias proporcionará novas oportunidades para explorarmos sinergias conjuntas, de forma complementar, permitindo que possamos desenvolver uma atuação focada e eficiente, garantindo que a melhor expertise de cada parceiro seja aplicada em benefício dos clientes e corretores”, afirma o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella.

A carteira negociada com a AXA contempla apólices que oferecem cobertura nos ramos de incêndio, transportes, responsabilidade civil, riscos nomeados, riscos operacionais, riscos de engenharia, riscos diversos e cascos, tendo como característica importâncias seguradas de montante elevado. Em 2014, esta carteira gerou receita de prêmios R$ 220,5 milhões.

O negócio permitirá também que a AXA expanda muito rapidamente sua presença geográfica no país. Ainda no primeiro ano de atividade, a empresa passa a contar com operações no Rio de Janeiro, além de São Paulo e Curitiba.

Como ocorre em transações semelhantes, esta também está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores brasileiros. O fechamento definitivo está previsto pelas empresas para antes do final de 2015.

Sobre a SulAmérica

A SulAmérica é a maior seguradora independente do País. Desde outubro de 2007, a holding do grupo, Sul América S.A. é listada no nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBovespa. No primeiro trimestre de 2015, a companhia registrou receitas totais de R$ 4,1 bilhões e lucro líquido de R$ 101,4 milhões. Fundada em 1895, a companhia atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares e vida. Com mais de sete milhões de clientes, a SulAmérica atua ainda em previdência privada, gestão de investimentos e capitalização.

Sobre a AXA Corporate Solutions

Com 1,5 mil funcionários e uma rede global que abrange mais de 150 países, AXA Corporate Solutions é uma empresa do Grupo AXA dedicada a fornecer o serviço de gestão de riscos e seguros para grandes corporações, incluindo Property&Casualty e para mercados específicos – Marine, Aviação e Espaço. Em 2014, a empresa obteve uma receita de 2,1 bilhões de Euros; seu escopo de clientes abrange mais de 90% de CAC40, 80% de DAX e 90% das companhias aéreas internacionais. A sede da AXA Corporate Solutions para a América Latina está localizada em São Paulo. (MSLGROUP Andreoli/AXA).

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros