Botafogo recebe pela primeira vez programa Porteiro Amigo do Idoso

No dia 23 de junho (terça-feira), começa a primeira turma do programa Porteiro Amigo do Idoso realizada longe do “berço” do programa: o bairro de Copacabana (RJ). A iniciativa criada pelo Grupo Bradesco Seguros - que visa a capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer-lhes soluções e cuidados adequados às suas necessidades - é inédita em outros bairros cariocas e chega pela primeira vez em Botafogo.

Essa é a primeira expansão do programa na cidade do Rio de Janeiro, onde o programa foi concebido em 2010. Depois de Botafogo será a vez dos bairros do Flamengo (agosto e setembro) e da Tijuca (novembro e dezembro) receberem as primeiras turmas do curso. As aulas serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Senac Botafogo (R. Bambina, n° 107). Os interessados podem se inscrever pelos telefones 3138-1480.

Foram capacitados cerca de 100 profissionais de portaria em Copacabana apenas este ano. O programa, inteiramente gratuito, busca capacitar o porteiro a atuar de forma preventiva na resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para a segurança, autonomia, mobilidade e independência da população longeva. Com formação multidisciplinar e carga horária total de 12 horas, as capacitações são divididas em três aulas.

Os porteiros foram apontados como “o melhor amigo do idoso”, em pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 32 países, com 1.500 pessoas da terceira idade. Lançado há cinco anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o programa chegou, dois anos mais tarde, ao bairro de Higienópolis, em São Paulo, e este ano chegou a Minas Gerais, em Belo Horizonte, e ao Espírito Santo, nas cidades de Vitória e Vila Velha. Nos próximos meses os bairros cariocas de Flamengo e Tijuca também serão contemplados nesta etapa de expansão do curso.

Ministradas pelo Senac-RJ, as aulas de capacitação, em 2015, começaram em 24 de março e se estenderão até janeiro do próximo ano. Até o momento, já foram capacitados mais de 1.000 profissionais. Para 2015, estão previstas 50 turmas, com até 25 participantes cada, totalizando 1.250 porteiros - devendo chegar a mais de 1700 profissionais treinados desde o início do programa.

“O programa Porteiro Amigo do Idoso ganha ainda mais projeção. Estamos levando a capacitação a novos bairros do Rio de Janeiro e a novas cidades. Esse investimento faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar”, explica Eugênio Velasques, diretor do Grupo Bradesco Seguros.

De acordo com o Censo 2012, a população de idosos era de mais de 20 milhões, o equivalente a cerca de 11% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, chegando a 64 milhões de habitantes, ou seja, 30% da população, a mesma proporção apresentada pelo Japão.

O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova Iorque e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

Durante as oficinas de capacitação, os porteiros aprendem a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Para isso, a oficina promove uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés e nas mãos, entre outros artifícios, de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

“O objetivo do programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Aquele que está preparado para lidar com o idoso, está preparado para lidar com qualquer público”, destaca Eugênio Velasques.

Fonte: Seg Notícias