Seguros para obras de arte crescem mais de 400% no BB E MAPFRE

O interesse brasileiro por arte contemporânea só cresce. Segundo a revista inglesa The Art Newspaper, que recém-publicou a lista das exposições recordistas de público em 2014, o Brasil teve sete das 20 exposições mais visitadas, com destaque para a mostra Salvador Dalí, em 4º lugar, patrocinada pelo GRUPO SEGURADOR BRANCO DO BRASIL E MAPFRE.

Inclusivas e interativas, essas exposições revelam o potencial desse mercado no Brasil e as oportunidades para a indústria de seguros.

Desde 2013, quando o GRUPO BB E MAPFRE trouxe ao país a exposição “Paris: Impressionismo e Modernidade”, a carteira de seguros para obras de arte cresceu 423%.

“O seguro é item obrigatório no gerenciamento de coleções individuais e de museus, porque dão garantia de indenização em caso de algum dano acidental à obra, além de contribuir para o reparo do bem ou a compra de outro similar”, explica Danilo Silveira, superintendente executivo de Seguros Tradicionais do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

Da catalogação à avaliação de riscos, transporte e manuseio, todo o processo que envolve as exposições é realizado por especialistas.

“A rede de profissionais (incluindo, ainda, restauradores, museólogos e especialistas em organização digital e física de patrimônios) e a capacidade de resseguro das obras são alguns itens que fazem as diferença entre as seguradoras que atuam nesse mercado”, afirma.  

 Atualmente são oferecidas desde apólices básicas, com coberturas para incêndio, a complexas, que garantem riscos como perda ou dano material por qualquer causa, roubos, desde que as peças não estejam em processo de reparo, restauração ou retoque.

O seguro também vem sendo bastante procurado por colecionadores privados, instituições culturais, museus e galerias, que buscam proteção para seu acervo.

“Se comparado ao mercado internacional, as taxas praticadas no Brasil hoje já são competitivas e a conscientização sobre a importância do seguro e o grande interesse do brasileiro por exposições têm aumentado a demanda pelo seguro”, destaca Silveira.

O GRUPO BB E MAPFRE foi responsável pelo seguro de 24 importantes exposições de arte nos últimos dois anos, entre elas a da artista japonesa  “Yayoi Kusama – Obsessão Infinita”, “Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas”, “Histórias Mestiças”, “Mira Schendel” e “Picasso e A Modernidade Espanhola”, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro até dia 7/9.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é o maior nos ramos em que atua, com mais de 6 mil colaboradores, mais de 41 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa