Carros mais roubados nem sempre têm seguro mais caro - veja pesquisa

Carro mais roubado tem preço de seguro mais caro? Pelo que aponta a pesquisa realizada pela PROTESTE, não necessariamente. A associação fez simulações de preços de seguro para os 12 veículos mais roubados/furtados, de acordo com os dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), e constatou que nem sempre os mais roubados terão o seguro mais caro.

Para começar, a associação definiu dois perfis de condutores (homem e mulher) em duas cidades da região sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo) e analisou 48 cenários distintos.

Perfil:

O cálculo foi realizado seguindo um único padrão: 100% de cobertura da FIPE, cobertura de R$ 50 mil para danos materiais e corporais a terceiros, cobertura de R$ 5 mil para acidentes pessoais de passageiros, em caso de morte e invalidez, e assistência 24 horas.

No primeiro cenário, foi considerado o perfil masculino em São Paulo e na sequência o mesmo perfil masculino no Rio de Janeiro. Em terceiro, usou o perfil feminino em São Paulo e depois na cidade carioca.

Os carros utilizados nas simulações comparativas foram:

Resultados:

VW Fox 1.0 Mi Total Flex 8V 5p: o seguro mais barato nos perfis masculino e feminino em SP

Utilizando o primeiro perfil A (masculino em São Paulo), o seguro mais barato dos automóveis presentes na lista foi o do Fox 1.0 Mi Total Flex 8v 5p, com custo médio de R$ 2.195,64 por ano. Já o Hyundai i30 1.6 16V Flex 5p Aut ficou mais caro, R$ 5.060,89 por ano.

Celta Spirit / LT 1.0 MPFI 8V FlexP. 5p: o mais em conta nos perfis masculino em SP e feminino no RJ

Para o mesmo perfil, porém para o Rio de Janeiro, o veículo que teve o seguro mais em conta foi o Celta Spirit / LT 1.0 MPFI 8V Flex 5p, onde o custo médio foi de R$ 1.416,09. Novamente o Hyundai i30 1.6 16V Flex 5p Aut foi quem apresentou o maior custo, de salgados R$ 6.343,26, ou seja, 348% a mais em comparação ao modelo mais barato.

Hyundai i30 1.6 16V Flex: o mais caro em todos os perfis pesquisados

No perfil B (feminino em São Paulo), o Fox 1.0 Mi Total Flex 8V 5p novamente teve o preço do seguro mais em conta na lista com R$ 2.052,69. E mais uma vez o Hyundai i30 1.6 16V Flex 5p Aut, lidera como o mais caro (R$ 5.653,89) – 175% de diferença em relação ao modelo mais em conta.

E na cidade do Rio de Janeiro com o perfil B (feminino), o modelo que apresentou o custo médio anual do seguro mais em conta, mais uma vez, foi o Celta Spirit / LT 1.0 MPFI 8V Flex 5p, com média de R$ 1.396,85. Fechando o pesquisa, o  Hyundai i30 1.6 16V Flex 5p Aut novamente foi o mais caro: (R$ 5.684,75).

*Os resultados indicados (valor médio do seguro) representam o valor médio das cotações em um grupo de seguradoras.

Fonte: Carplace | Proteste