Nossa homenagem aos motoristas, caminhoneiros e motociclistas!

Hoje o post é dedicado a três categorias de condutores: motoristas, caminhoneiros e motociclistas. Os dois primeiros comemoraram o dia dedicado a eles em 25 de julho e, o último grupo, celebra hoje essa data especial. Gostaríamos de exaltar todos aqueles que conduzem os seus respectivos veículos com responsabilidade, respeitam as leis de trânsito e contribuem para fazer das ruas e estradas do Brasil lugares mais harmônicos e seguros.

Mas também chamamos a atenção para os altos índices de acidentes que envolvem tanto motoristas de automóveis e ônibus, como caminhoneiros e motociclistas. De acordo com dados da Seguradora Líder-DPVAT, em todo o ano de 2014, os acidentes com motocicletas representaram a maior parte das indenizações pagas do Seguro DPVAT, 76% (580.063), apesar de representar apenas 27% da frota nacional. Nesse mesmo período, os automóveis, somados aos ônibus e micro-ônibus, foram responsáveis por 161.447 pagamentos (21%). Já para os caminhões e pick-ups foram 21.855 indenizações, ou 3%.

Ainda é preciso muito esforço e conscientização para mudar esse cenário. Temos que comemorar as conquistas, mas não podemos nos esquecer do caminho que ainda precisamos percorrer para aumentar a segurança no trânsito.

Veja, nos vídeos abaixo, algumas dicas práticas que caminhoneiros e motociclistas devem incluir nas suas rotinas. E parabéns a todos!

Fonte: Equipe DPVAT