ACE Brasil comemora 10 anos de atuação no setor de Linhas Financeiras

Ao comemorar 10 anos de atuação no setor de Linhas Financeiras no Brasil em 2015, a ACE vem salientando em seus contatos com o mercado o quanto é relevante este aniversário, pois evidencia o fato de que a organização é uma das pioneiras neste ramo, no País. “O tempo de experiência é importantíssimo neste novo segmento, que é bastante complexo e exige grande expertise”, considera Rafael Domingues, Diretor da área de Financial Lines da ACE Brasil.

Neste setor, nos últimos 10 anos, a ACE praticou uma nova forma de fazer seguros de Responsabilidade Civil, oferecendo clausulados mais simples, objetivos e transparentes, além de coberturas mais amplas e padrão internacional. A companhia também inovou ao customizar soluções para os mais diferentes nichos do mercado, dentro de uma linguagem clara, acessível e adaptada à legislação do País.

Ampla equipe multidisciplinar

Um dos principais diferenciais da ACE no ramo nacional de seguros de Linhas Financeiras é o perfil de sua ampla equipe multidisciplinar, que conta com vários integrantes dedicados exclusivamente ao setor. Especializados em diferentes áreas do conhecimento, os profissionais têm autoridade para fechar negócios com soluções sob medida, considerando os mais diversos riscos.

Uma das principais áreas da ACE

É possível afirmar que a ACE se consolidou como referência em Linhas Financeiras no Brasil porque esta área é uma das principais da empresa em todo o mundo. “O nome da ACE é uma abreviatura de American Casualty Excess. Este aspecto tem muito a ver com a área de Linhas Financeiras, que reúne um amplo conjunto de seguros de responsabilidades (casualty). Assim, a ACE já nasceu com a intenção de atuar fortemente neste setor desde a sua fundação, em 1985”, diz Rafael Domingues.

Por atuar com 11 mil funcionários em 54 países em todo o mundo, a ACE possui uma visão aprofundada sobre Linhas Financeiras. Isto a torna capaz de lançar com frequência novas soluções para o setor. Em particular, estes conhecimentos são fundamentais quando o segurado necessita de apoio da seguradora no momento do sinistro, que normalmente demanda ampla expertise.

Produtos lançados no Brasil

Atualmente, a ACE opera no Brasil com estes seguros na área de Linhas Financeiras:

•  D&O (Directors and Officers): seguro contratado pela empresa em benefício de seus administradores. Garante o pagamento dos custos de defesa e de indenização da pessoa física dos executivos em relação a uma eventual responsabilização pessoal decorrente de sua posição ou atos de gestão.

•  E&O (Errors and Omissions) ou RC Profissional: protege o segurado (pessoa física ou jurídica), caso este seja questionado a reparar danos causados a terceiros por erros ou omissões praticados na prestação de seus serviços profissionais. Apresenta linguagens específicas para diversos ramos de atividade, como advogados, arquitetos e engenheiros, corretores, empresas de mídia, entre outros.

•  EPL (Employment Practices Liability) ou RC Trabalhista: protege a empresa contra demandas relacionadas a danos morais decorrentes de atos de natureza trabalhista. Cobre os custos de defesa e a indenização por danos morais em reclamações trabalhistas.

•  FIPI (Financial Institutions’ Professional Indemnity Insurance): ampara instituições financeiras e seus colaboradores em caso de demandas relacionadas à falha na prestação de serviços profissionais. É o equivalente ao “E&O”, para instituições financeiras.

•  Fraud Protector, ou Crime: garante o pagamento das perdas financeiras sofridas pela empresa segurada em consequência de condutas desonestas de empregados ou terceiros.

•  IMI (Investment Management Insurance): protege a pessoa física dos gestores de fundos de investimento assim como a pessoa jurídica das entidades responsáveis envolvidas (fundos, veículos de investimentos, empresas gestoras). Salvo as devidas especificidades, é uma espécie de junção do D&O com o FIPI para empresas e pessoas que gerem investimentos.

•  MEDMAL (Medical Malpractice): produto semelhante ao E&O, exclusivo para a área da saúde. Apresenta soluções específicas para a pessoa física dos profissionais da saúde como médicos, dentistas e fisioterapeutas. Também dispõe de soluções para as pessoas jurídicas do setor de saúde, como clínicas hospitais e consultórios.

•  POSI (Public Offering of Securities Insurance): protege as entidades envolvidas em uma oferta pública de valores mobiliários (como uma abertura de capital na bolsa de valores). O produto cobre quaisquer demandas judiciais relacionadas com a oferta pública.

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros