Segundo dia do PDES em Blumenau é focado em Comunicação, Gestão de Conflitos e Ética

O segundo dia do PDES – Programa de Desenvolvimento dos Executivos do Seguro ocorreu no dia 25 de agosto na sede do SindsegSC em Blumenau, e foi prestigiado por profissionais das seguradoras associadas.

O tema principal do programa em 2015 é “Negociação Estratégica”, abordado nos dias 20 e 25 de agosto em Blumenau. Neste segundo dia o curso se voltou para os temas “Comunicação, Gestão de Conflitos e Ética”, promovendo uma relação entre os assuntos.

Antonio Carlos Bambino foi o palestrante que conduziu o evento, demonstrando a sua experiência com seus 35 anos de atuação no mercado financeiro.

Ele destaca que a comunicação é uma ferramenta estratégica que alinha os interesses dos funcionários e da empresa.  Além disso, explica conceitos técnicos da área, como os elementos da comunicação, as ações que promovem a comunicação interna, os fatores que influenciam, entre outros pontos de destaque.

O palestrante também faz um questionamento aos participantes “Como é a comunicação ao seu redor?”, evocando-os a pensar sobre as suas relações com os clientes, instituição, equipe e o lado pessoal.

Segundo Bambino, um dos fatores que dificultam a comunicação é a rotina, e complementa que o segredo para a boa comunicação é a responsabilidade, respeito, proteção, sistemática, empatia e generosidade.

Entrando no tema “Gestão de Conflitos” o PDES trouxe uma grande quantidade de informações úteis para a solução de problemas, desmistificando a ideia de que o conflito é o oposto da cooperação e da harmonia.

Os participantes puderam conhecer as características do conflito, formas de resolução, e as principais fases.

Bambino enfatiza que para a resolução desses conflitos é importante criar uma atmosfera afetiva, focalizar em necessidades individuais e também compartilhadas, gerar opção e ganhos mútuos, estabelecer acordos de benefícios, e principalmente saber comunicar, ouvir, e perguntar.

Bambino finaliza com o tópico “Ética”, demonstrando seus códigos palpáveis, não palpáveis e dificuldades.

O PDES trouxe conhecimentos diversos para a realização de um objetivo comum dos profissionais que participaram dos dois dias do evento, que foi melhorar as suas ferramentas de negociação. Nessa troca de conhecimentos muitos aproveitaram também para tirar dúvidas e compartilhar a sua própria experiência sobre o assunto.

Fabricio Cardozo, diretor e coordenador da Comissão Técnica de Automóveis, encerrou a edição agradecendo os profissionais pela sua presença, e à Bambino por sua disposição em dividir suas vivências com os participantes.

Confira o registro dessa edição através da galeria de fotos.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras