Você pratica a direção preventiva?

A direção preventiva é uma forma de dirigir que prioriza a evitar acidentes acima de tudo. Há diversas condições que enfrentamos diariamente, como má qualidade das estradas, que necessitam desse tipo de atitude. Diante disso a direção preventiva é um chamado de responsabilidade pela própria segurança. Essa é também uma das ideias que a Semana Nacional do Trânsito quer passar com o tema “Seja você a mudança no trânsito”.

Em primeiro lugar, o motorista consciente e que age em prol da vida, respeita e conhece as leis de trânsito. É preciso saber que o motorista é totalmente responsável pelo carro, pela sua segurança e pela de outras pessoas. Para garantir isso e dirigir de forma mais segura para evitar acidentes, siga as dicas abaixo:

• Sempre usar o cinto de segurança e os demais equipamentos obrigatórios.

• Sempre mantenha o automóvel em boas condições de abastecimento.

• Não dirija quando estiver cansado, com sono, após ingerir bebida alcoólica, drogas, remédios ou substância tóxica.

• Presta atenção em tudo a sua volta e se certifique que os outros carros estão percebendo os seus sinais.

• Planeje o seu trajeto antes de sair de casa para não ficar indeciso e não confundir os carros que vem atrás.

• Sempre sinalize as suas intenções em tempo suficiente para que os outros motoristas também possam planejar as suas atitudes.

• Mantenha distância segura dos outros carros, pratique a gentileza e deixe os mais apressados ultrapassarem.

Essas são algumas das condutas que você pode adotar para ser um motorista mais consciente do papel que realiza no trânsito, tornando-o melhor com simples práticas cotidianas.

O motorista consciente é aquele que faz um trânsito mais seguro para todos!

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras