Zurich Corporate Conference: grandes nomes palestram sobre o cenário atual e perspectivas para o Brasil

A Zurich, empresa global de seguros que atua em mais de 170 países, tem 143 anos de existência e mais de 70 anos de experiência no Brasil, reuniu especialistas em sua 6ª edição do seu evento Corporate Conference, que ocorre anualmente no Guarujá. “A proposta do evento deste ano foi oferecer aos nossos clientes e corretores análises sobre a conjuntura do Brasil atual, com perspectivas para o futuro. O evento proporcionou dados concretos para termos mais clareza sobre como atuar diante dos desafios e possibilidades”, afirma Emanuel Baltis, CEO de Global Corporate para o Brasil, durante o evento que aconteceu no último dia 22.

“A Zurich acredita no Brasil e o Brasil é maior do que a crise", disse José Talarico, Relações Institucionais da Zurich, durante a apresentação dos palestrantes.  

“Nossa crise é muito mais política que jurídica. Passamos por situação que população não mereceria” pontuou Ellen Gracie, ex-Ministra do Supremo Tribunal Federal, que discorreu sobre as possibilidades jurídicas diante da crise política. “As dificuldades do momento político e jurídico brasileiro têm inúmeras possibilidades de solução”, afirma a jurista.

O analista político Gaudêncio Torquato rememorou pontos históricos que definem a política no Brasil e listou o que se deseja para o Brasil do futuro: conscientização ética, democracia participativa, reformas fundamentais, força das instituições e mais transparência nos negócios. “Esta transparência que desejamos começou a ser desenhada desde o processo do mensalão”, arremata José Talarico, da Zurich.

Apresentando uma análise do caminho tomado pela economia do Brasil nos últimos anos, e perspectiva para os próximos, o economista Paulo Rabello Castro comentou a importância de se entender o processo para encontrar soluções: “A Zurich é rigorosa e dedicada no acompanhamento de riscos. E o risco de 2016 é a explosão de frustrações”, diz. “Para passarmos por esta via crúcis temos de entender o timing e as consequências da interferência política na economia.”
 
O Brasil e seus recursos hídricos
A crise no abastecimento de água consiste no risco de maior impacto global, segundo análise estabelecida a partir de pesquisa com participação da Zurich e apresentada durante o Fórum Econômico Mundial no início deste ano. Sobre o tema discorreu Carlos Cortés, Head of Risks Engineering da Zurich. “A crise hídrica é o desequilíbrio entre a demanda e a disponibilidade de água”, afirma. Sob o título “Riscos hídricos e como eles podem impactar os seus negócios”, Cortés falou sobre consequências da escassez, como a crise energética, e que o problema deve estar na lista dos riscos analisados por empresas. “Hoje no mundo 60% e no Brasil 46%  das empresas não estão avaliando qual impacto da crise hídrica para seus fornecedores, o que deve ser gerenciado também”. Para Cortés, esse movimento de mais atenção já está ocorrendo porque a questão abrange todos os países. “O Brasil tem posição privilegiada porque pode desenvolver soluções”, afirmou o especialista em gerenciamento de riscos.
Essa opinião é partilhada por Gérard Moss, engenheiro mecânico de formação que idealizou no Brasil diversos projetos relacionados à manutenção dos nossos recursos hídricos e que unem pesquisa e conscientização, promovendo a educação ambiental entre jovens e adultos. Na palestra “Rios Voadores”, título de projeto iniciado em 2007, explicou como as florestas interferem nos rios e como se é possível – e fundamental – preservá-los.
 
Sobre a Zurich

Zurich Insurance Group é uma seguradora líder que opera em mercados globais e locais. Com mais de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de soluções de seguro Vida e não-Vida. Entre os clientes da Zurich estão particulares, pequenas, médias e grandes empresas, incluindo multinacionais, em mais de 170 países. O Grupo foi fundado em 1872 e está sediado em Zurique, Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no SIX Swiss Exchange e tem o nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Para mais informações sobre a Zurich, consultar www.zurich.com.

Sobre a Zurich Brasil

A Zurich Seguros soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 70 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal adquirida nos 170 países em que atua. Fundado há 143 anos na Suíça (em 1872), o Grupo Zurich atesta solidez financeira e segue o rigoroso padrão europeu em sua Política Global de Atendimento. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil no topo de sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.

 Fonte: B9B