Mais de três mil estabelecimentos comerciais fecham as portas em SC

No primeiro semestre de 2016, quase quatro mil lojas fecharam as portas em Santa Catarina, apontando uma retração de 1,5% em estabelecimentos comerciais.

O saldo entre o número de lojas abertas e fechadas é maior na comparação com o mesmo período do ano passado, mas menor em relação ao semestre anterior.

Os dados são da CNC em parceira com o Ministério do Trabalho.

A inflação elevada, desemprego e a redução no nível de renda da população são alguns dos fatores que levaram ao fechamento líquido de 3.701 lojas em todo o Estado.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, ressalta que a queda nas vendas e o fechamento de vagas de trabalho deve continuar até o final do ano, mas em menor ritmo. A expectativa é de uma melhora no início de 2017.

Vendas

O fechamento das lojas está diretamente relacionado à queda no volume de vendas. 

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, o varejo catarinense fechou o primeiro semestre deste ano com queda de 8,7% no volume de vendas, a mais acentuada desde o início da série histórica em 2001.

Já no mês de junho, o comércio registrou recuo de 5,8% na comparação com o mesmo período de 2015.

O volume de vendas do varejo restrito (sem atividades de material de construção e veículos) encolheu 7,9% de junho de 2015 a junho de 2016 em SC. Quanto à receita nominal, a variação foi de 2,9%. 

Fonte: Noticenter | Fenacomércio-SC