Economistas esperam corte mais lento da Selic

O corte da taxa Selic deverá ser mais lento porque a inflação permanece resistente. Este é o consenso de economistas consultados pelo Banco Central (BC) na pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira. Pelo levantamento, a alta do IPCA está projetada em 7,34% este ano, sobre 7,31% na pesquisa anterior, afastando-se ainda mais a meta do governo, de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. No próximo ano, o mercado também corrigiu sua projeção para mais do IPCA, após 10 semanas de manutenção, passando-a para 5,14%- antes estava fixada em 5,12%. Para a Selic, segundo o Focus, a projeção para o fim de 2017 subiu para 11,25%, sobre 11% na semana anterior, o primeiro movimento de alta após oito semanas de estabilidade. A estimativa para a taxa básica de juros ao final deste ano foi mantida em 13,75%. Para 2017, a projeção permaneceu em 11,25%. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne esta semana para definir o rumo da Selic e a expectativa é que seja mantida nos atuais 14,25%.

Fonte: CNseg