SulAmérica lança cartilha de prevenção de incêndio para bares e restaurantes

A SulAmérica, maior seguradora independente do Brasil, desenvolveu o Guia de Proteção e Prevenção de Riscos voltado aos estabelecimentos que trabalham nas atividades de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e similares. A cartilha traz dicas de segurança para evitar incêndios nesses estabelecimentos.

Segundo dados levantados pela seguradora, 57% das ocorrências de incêndios nesses estabelecimentos estão relacionadas a utilização incorreta ou problemas de conservação ou limpeza de equipamentos de cozinha como fritadeiras, fogões, fornos e sistemas de exaustão. Devido ao uso de chamas e gases combustíveis, esses ambientes estão mais expostos ao risco de incêndio, que pode ser minimizado com condutas adequadas.

Entre os tópicos abordados no guia estão orientações de segurança sobre a utilização correta de extintores, verificação de instalações elétricas e a gás e limpeza e manutenção de coifas e dutos de exaustão. Outro ponto importante abordado na cartilha é o treinamento dos colaboradores da empresa.

“O segmento de bares e restaurantes tem suas próprias características e requer soluções de proteção específicas. Dada a sua natureza, é um segmento que se beneficia diretamente da gestão de riscos, e a informação é uma grande aliada nesse processo”, afirma o vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri.

A iniciativa está em linha com a estratégia da companhia para pequenas e médias empresas, que inclui a oferta de seguros específicos para diversos ramos. O portfólio do SulAmérica Empresarial conta com mais de uma dezena de produtos personalizados para segmentos variados, entre eles o SulAmérica Bares e Restaurantes. Entre suas principais coberturas estão danos ao cliente causados pelo fornecimento de alimentos ou bebidas, roubo de valores transportados por motoboy durante a entrega de pedidos e quebra de vidros (incluindo louças, cristais e porcelanas), além das coberturas básicas de incêndio, explosão, queda de raio, queda de aeronaves e fumaça, além de contar com diversos serviços de assistência 24 horas como chaveiro, limpeza, transporte e guarda de móveis e diversos outros, gratuitos no plano 1 e outros ofertados por um valor adicional no plano 2.

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros