Cuidados com a alimentação são importantes para aproveitar o Natal e o Ano Novo

Muito aguardado por aqueles que querem reunir família e amigos, o período de festas também costuma ser o terror das dietas equilibradas. É difícil resistir à tentação do cardápio das ceias, almoços, amigos secretos e encontros de amigos, repleto de comidas mais pesadas, pratos típicos e fartos, além de bebidas alcoólicas. No entanto, é possível aproveitar os últimos dias do ano com uma alimentação saudável e sem perder o melhor da mesa.

As frutas da época, como ameixa, pêssego, uvas e abacaxi podem ser aproveitadas nas sobremesas e também em pequenos lanches, o que evitará que chegue às festas e ceias com muita fome. Também é possível aproveitar as carnes brancas e mais magras que já integram esse cardápio, como o peru de Natal e algumas partes do chester e do frango. Hortaliças, que dão cor ao prato, e sementes como avelãs, amêndoas, nozes e castanhas também são ricos em nutrientes e, consumidos com equilíbrio, podem fazer com que o Natal e Ano Novo sejam aproveitados da melhor maneira, melhorando seus índices de colesterol bom ou HDL Colesterol.

Para que esse cardápio variado fique completo é muito importante manter a hidratação, com a ingestão de bastante água – o que não será difícil nos dias quentes do ano – além de procurar manter uma alimentação regular em pequenos períodos de tempo – de quatro em quatro horas, pelo menos. Algumas atitudes nos dias anteriores às festas também pode ajudar a aliviar a consciência e também o condicionamento, com a prática de exercícios e a ingestão moderada de alimentos, em “preparação” aos dias festivos.

Porém, para não se preocupar em ter uma alimentação restritiva em meio a tantos estímulos, o mais importante é ter o compromisso de cuidar do corpo ao longo do ano – o que pode ser também uma resolução para 2017.  Por meio de atitudes preventivas, é possível manter um estilo de vida que tenha a incorporação de hábitos saudáveis, o que inclui reeducação e consciência alimentar no dia a dia. Com foco em prevenção, a MAPFRE Saúde apoia o monitoramento do comportamento alimentar de seus beneficiários e estimula práticas esportiva orientadas por profissionais, por meio de clínicas integradas ao processo de educação nutricional. “Uma pessoa comum não costuma falhar em suas promessas de boa alimentação e atividade física, apenas baseado no que faz neste período. Estas ações devem ser resultado de um controle durante todo o ano, e se bem feitas poderão propiciar uma ‘escapadinha’ neste período de festas. É muito importante avaliar e monitorar o comportamento alimentar inserido no processo de perda e ganho de peso, além de sua manutenção constante de outros indicadores de saúde, inclusive”, diz Claudio Tafla, diretor da MAPFRE Saúde.

Ações de incentivo à ingestão de alimentos saudáveis devem fazer parte de todos os ambientes, passando pela infância, com a restrição do uso de frituras, excesso de doces e refrigerantes na merenda escolar, por exemplo, até o incentivo à ingestão de uma dieta equilibrada e fracionada no ambiente corporativo. A promoção de atividades como orientação e apoio para mudança de hábitos, atividade física para educação permanente, palestras e monitoramento também são importantes para manter uma vida saudável ao longo de todo o ano.

Sobre a MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 51 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções:http://www2.mapfre.com.br/home.

A unidade MAPFRE Saúde chegou ao mercado com um novo modelo de prestação de serviço, com foco na participação ativa da vida cotidiana de seus beneficiários, oferecendo apoio e suporte. A área conta com uma rede credenciada própria em São Paulo, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Programa Vida Saudável como diferencial, com foco em promoção à saúde e prevenção.  Mais informações sobre produtos e soluções:http://www2.mapfre.com.br/servicos-financeiros/mapfre-saude.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social | Escola Nacional de Seguros