Amortecedores têm papel importante para a segurança

Vai fazer uma viagem longa nestas férias e já providenciou a revisão do seu veículo. Mas lembrou de checar os amortecedores? Se ainda não, procure fazê-lo para garantir mais segurança por meio da estabilidade do veículo e conforto para a condução. Os amortecedores, além disso, contribuem para manter o contato dos pneus com o solo.

Se estiverem em mau estado podem prejudicar tanto o motorista quanto outras peças do veículo, uma vez que provocam balanço frenético durante a condução, o que interfere muito na boa dirigibilidade e pode até mesmo contribuir para a fadiga do condutor.

Sem contar que é atribuição dos amortecedores, quando em boas condições, reduzir a distância de frenagem, controlar a movimentação das molas e sustentar o alinhamento das rodas, e, ainda, evitar o desgaste dos pneus, assim como o dos componentes da suspensão como, por exemplo, as molas.

O problema para perceber se os amortecedores não estão em boas condições, é que sua danificação acontece de modo gradativo, fazendo com que o motorista habituado a dirigir o mesmo carro todo dia não note problemas, pois se acostuma com as vibrações que, aos poucos, ficam mais fortes.

Existem, porém, alguns sinais aos quais o motorista deve ficar atento:

  • Marcas de óleo no chão;
  • Direção desalinhada após realizar alguma curva;
  • Pneus se desgastando em tempo mais rápido que o habitual
  • Fragilidade na estabilidade do carro, ou seja, quando enfrenta um vento forte, por exemplo, e o carro balança fortemente.

Se notar também que os faróis dianteiros não estão iluminando de modo uniforme, pode ser que estejam desalinhados exatamente por conta dos amortecedores.

Conduzir veículos com amortecedores em condições não ideais pode trazer alguns riscos; entre eles:

  • Riscos de aquaplanagem em dias de chuva
  • Problemas na frenagem
  • O carro fica difícil de controlar, devido à estabilidade reduzida;
  • O motorista encontrará dificuldades para conduzir nas curvas e em vias de pavimentação irregular
  • Balanço excessivo do automóvel
  • Direção desconfortável
  • Comprometimento na iluminação do feixe de luz dos faróis devido ao balanço excessivo.

Manter os amortecedores com a revisão em dia, além de contribuir para o conforto e segurança dos passageiros, evita que os pneus se desgastem prematuramente e que outros componentes da suspensão venham a apresentar defeito.

Algumas medidas podem aumentar a vida útil dos amortecedores, como trafegar com cautela em vias em condições ruins de pavimentação, evitar trafegar com excesso de carga e desacelerar o veículo ao passar por um quebra mola. Caso você tenha alguma dúvida em relação ao peso máximo suportado pelo veículo, consulte o manual do proprietário.

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária