Quanto custa um acidente de trânsito?

Sustos, danos e perdas. São inúmeros os prejuízos para quem se acidentou no trânsito. Mas você sabia que, além dos problemas pessoais, os acidentes envolvendo veículos também geram custos para toda a sociedade?

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2014 o Brasil gastou R$ 12,3 bilhões com acidentes. Isso, só em rodovias federais. Levando em consideração os acidentes nas estradas estaduais e municipais, o valor sobe e fica em torno de R$ 40 bilhões. Para se ter uma noção, a quantia é maior do que os gastos com melhorias de rodoviárias e campanhas educativas de trânsito.

Como é gasto esse valor? A pesquisa do Ipea considerou dados como:

– Despesas hospitalares

– Danos a veículos e a cargas transportadas

– Perda da capacidade produtiva (quando a vítima foi afastada do trabalho, por exemplo)

– Danos ao patrimônio público (muros, postes, calçadas) e a propriedades privadas (lojas, casas)

Como a Seguradora Líder-DPVAT ajuda as pessoas e o país?

A Seguradora Líder-DPVAT é responsável por fazer a gestão do Seguro DPVAT, um seguro social que ampara as vítimas de acidentes de trânsito no momento em que as despesas aumentam por conta do acidente. Contribui também para reduzir os custos com acidentes de trânsito do país. Isso porque metade do que é pago pelos donos de veículos é destinado ao SUS (45%) para atendimento às vítimas de acidentes na estrada e ao Denatran (5%), para campanhas educativas. Os outros 50% são usados para indenizar motoristas, passageiros ou pedestres vítimas de acidentes de trânsito, em três tipos de cobertura: reembolso de despesas médicas e hospitalares,  invalidez permanente e morte.

Com essa atitude, a Seguradora Líder-DPVAT cumpre um importante papel social. Ela ajuda as pessoas, já que todos os brasileiros estão cobertos em casos de acidentes de trânsito, e o país, com a redução dos gastos do governo.

Fonte: Equipe DPVAT