Programa promove aulas gratuitas de capacitação profissional para refugiados

Teve início, no último dia 22, o primeiro ciclo do Programa Jovem Aprendiz Refugiado, um projeto de capacitação profissional para jovens entre 16 e 24 anos, que acontece em São Paulo (SP). Por meio de aulas semanais, a ação tem por objetivo apoiar os participantes na busca de oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

A iniciativa é liderada pelo GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, em parceria com a EMDOC, PARR (Programa de Apoio para Recolocação dos Refugiados), ACNUR (Agência Nacional de Refugiados), Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Grupo Mulheres do Brasil e Instituto Techmail.

“A ideia nasceu a partir de conversas realizadas nos encontros promovidos pelo Grupo Mulheres no Brasil e depois foi aprimorada com a entrada de outros parceiros durante debates, que buscam a criação de soluções para refugiados que ingressam no país. Todo o programa integra uma visão holística sobre as necessidades dos participantes e, portanto, consegue prover as informações fundamentais para o colocação no mercado de trabalho”, explica Cynthia Betti, diretora de RH do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

Para esta etapa inicial foram selecionados 30 jovens vindos de países como Angola, República Democrática do Congo, Serra Leoa e Síria, que receberão auxílio para o deslocamento e alimentação durante os dois meses de curso. O programa completo prevê 144 horas de treinamento, que abordam aulas de atendimento ao cliente, língua portuguesa, matemática financeira básica, orientação profissional, empregabilidade, competências, rotinas administrativas, técnica de vendas, sustentabilidade e responsabilidade social e autoimagem. As aulas são ministradas por professores do Instituto Techmail.

“Estamos muito felizes em poder participar de uma ação de capacitação para estes jovens. Nós vemos os refugiados como pessoas extremamente qualificadas, que colaboram com o desenvolvimento do nosso país. Acredito que as empresas que se conscientizarem e darem espaço para estes profissionais só irão agregar valor ao seu negócio”, explica o presidente da EMDOC e idealizador do PARR, João Marques Fonseca.

Ao final do curso, os alunos receberão um diploma e o programa encaminhará os participantes para as empresas que apoiaram o projeto e demais organizações brasileiras. “A iniciativa tem uma visão holística sobre as necessidades dos participantes e, portanto, consegue prover as informações fundamentais para o ingresso no mercado de trabalho”, reitera Cynthia.

Demais empresas que apoiam o projeto: PROJETO RH, TOKIO MARINE, MAGAZINE LUIZA, BLUE TREE, TOZZINI FREIRE TEIXEIRA E SILVA ADVOGADOS, SERASA, UNICRED e GRADUAL INVESTIMENTOS, além de investidores pessoa física.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE:

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com 5.600 colaboradores, mais de 65 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Sobre a EMDOC:

Fundada em 1985, a EMDOC é uma consultoria especializada em serviços de mobilidade global. Com sede em São Paulo e com cerca de 200 colaboradores, oferece atendimento personalizado a empresas e pessoas físicas que buscam agilidade e segurança nos trâmites de imigração para o Brasil, transferência de brasileiros para o exterior e serviços derelocation. Atualmente, a EMDOC atua por meio de escritórios próprios e parceiros em diversos países dos cinco continentes. No Brasil, são nove escritórios próprios e 12 correspondentes distribuídos em todo o território nacional. Nos Estados Unidos, há dois escritórios próprios, um em Miami e um em Houston. Entre os principais diferenciais da empresa, destacam-se as equipes de consultores de origens japonesa, chinesa e europeia, que forma as chamadas “chinese desk”, “japanese desk” e “european desk”, além da certificação ISO 9001 e 14001 e de um corpo jurídico próprio, especializado em direito imigratório. A EMDOC é a única empresa de imigração a ter um projeto com o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e com a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil). Para saber mais sobre a EMDOC, acesse www.emdoc.com.

Sobre o PARR:

O PARR (Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados) é uma iniciativa da EMDOC - consultoria especializada em mobilidade global - e contacom o apoio do ACNUR e da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. O programa é implementado desde 2011 e já possui mais de 1.600 currículos cadastrados e cerca de 200 empresas associadas.

Sobre o ACNUR:

Criado em 1950 por resolução da Assembleia Geral da ONU, o ACNUR é responsável por liderar a resposta da comunidade internacional às necessidades de refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, deslocados internos e retornados. Para assegurar os direitos e bem-estar das pessoas em situação de refúgio, o ACNUR busca promover soluções duradouras que as permitam reconstruir suas vidas com paz e dignidade, assegurando seus direitos.

Sobre o Instituto Techmail:

O Instituto Techmail nasceu da experiência de uma de suas principais constituintes, a Techmail, que é uma empresa de terceirização de serviços e processos (BPO - Business Process Outsourcing) especializados em seguros.

O conhecimento adquirido pela companhia foi transferido para o Instituto Techmail, que atua na gestão da carreira do jovem, direcionando-o para o desenvolvimento de suas competências profissionais, humanas e éticas. O Instituto Techmail tem como valor garantir a inovação e responsabilidade social, fazendo a diferença na qualificação dos jovens, e até o momento já qualificou mais de 600 colaboradores.

Mais informações: http://www.institutotechmail.org.br/

Fonte: GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE com CDN Comunicação.