Mercado B2B agrega valor e competitividade aos serviços para conquistar cliente final

Pierre-Alain Toulouse, gerente comercial da Allianz Global Assistance O cenário nacional já mostra sinais de recuperação e o mercado dos negócios B2B, ou entre empresas, avista um horizonte otimista para os próximos anos. Desenvoltura e receptividade às novas ideias são características marcantes desse ambiente que aquece o mercado e traz mais competitividade aos negócios.

Quando se fala que uma empresa, seja ela uma indústria, distribuidor ou um importador, comercializa seus produtos para outras, não há como negar que se houver proximidade e alinhamento entre elas, quem ganha é o cliente. É preciso estar engajado nos anseios do consumidor e preparado para satisfazê-los, ainda que indiretamente. Nessa equação, investir em produtos e serviços de excelência é determinante para o sucesso desses três lados. Focar no core business (essência do negócio) e terceirizar serviços secundários pode garantir mais eficiência e produtividade, além de poupar energia, que pode ser redirecionada para aquilo que é de fato importante.

A atividade-fim de uma empresa é sua marca registrada, entre outras palavras, é aquilo que ninguém poderá fazer melhor do que você. Este é, por tanto, o lugar em que todos os esforços devem ser concentrados. Em contrapartida, os setores complementares não carecem de tanto empenho, mas, caso sejam negligenciados, podem afetar a percepção do cliente em relação à qualidade dos serviços da empresa como um todo. É fundamental adquirir essa noção da relevância de cada um para não deixar lacunas entre um serviço e outro.

Com a certeza de que dificilmente uma única instituição conseguirá atingir patamares de excelência em todas as suas áreas, o mercado B2B passa a ser, não apenas uma boa opção, mas também uma necessidade para companhias que entendem o valor de agregar portfólio, expertise e experiência ao seu negócio. É nesse ambiente cheio de oportunidades que nós, da Allianz Global Assistance, buscamos somar conhecimentos e aprimorar serviços, com diálogo, inovação e proximidade no relacionamento com nossos clientes institucionais.

Para alcançar bons índices na área de Seguro Viagem, por exemplo, investimos muito em comunicação de modo geral, mas principalmente on-line. Desenvolvemos materiais de divulgação do nosso produto, sempre seguindo o padrão visual da marca do nosso cliente, e as disponibilizamos no site do parceiro. Elaboramos também newsletters, aplicativos, e-mails marketing e banners para o site. No canal off-line, apostamos em treinamentos e reciclagem das equipes, além de oferecermos suporte diário ao time comercial. É por meio da capacitação de nossos parceiros que garantimos ao cliente final as melhores experiências.

Em resumo, o mercado B2B é um campo aberto a empresas inovadoras e dispostas a investir em boas práticas de relacionamento. O mais importante é que os interessados estejam realmente focados em estabelecer uma relação de ganho mútuo entre empresa – empresa – cliente final.

Fonte: Race Comunicação