Fundación MAPFRE lança campanha de prevenção de afogamentos neste verão

Nesse sábado (23), a Fundación MAPFRE lança a campanha “Prevenir é Salvar” para informar e sensibilizar toda a sociedade sobre a importância da adoção de comportamentos seguros nas praias, piscinas, represas e rios para evitar afogamentos. A ação acontece no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, das 9h às 18h.

A Fundación MAPFRE instalará uma piscina gigante com mais de 110 mil bolinhas, identificada como “Piscina Segura – com água não se brinca” na área da esplanada do parque, próxima à entrada principal e ao espaço reservado para locação de bicicletas.

Para acessar gratuitamente a piscina, os participantes devem responder a um “quiz” com perguntas relacionadas à prevenção de afogamentos. Todos os participantes receberão instruções para evitar incidentes e uma viseira personalizada para se lembrar sempre da ação. No espaço ainda haverá bolas gigantes fazendo menção aos riscos de afogamento e banners com informações sobre as ações de segurança.

“Um dos objetivos da Fundación MAPFRE é promover iniciativas voltadas para a prevenção de acidentes. De forma lúdica, a ação visa conscientizar as pessoas sobre os riscos de afogamento, que aumentam consideravelmente no período do verão”, explica Leni Franco, gerente de Projetos Socioculturais da Fundación MAPFRE no Brasil.

A participação é gratuita e é preciso ter mais de 1,30 metro de altura para brincar. As sessões acontecem a cada 20 minutos.

Confira e compartilhe os 10 mandamentos da prevenção de afogamentos:

1)Nunca fique a menos de um braço de distância das crianças dentro da água.
2)Prefira frequentar locais de banho que tenham a presença de um salva-vidas.
3)Respeite as sinalizações de segurança.
4)Mantenha a água na altura dos joelhos em rios calmos, lagos e represas.
5)Não se aproxime de pedras, barrancos, encostas e costões, pois o risco é grande!
6)Nunca entre na água para salvar ninguém. Jogue boias ou material flutuante e chame por socorro especializado no local ou ligue para 193.
7)Não ente em rios e praias com correntes e locais inundados.
8)Caso seja pego por uma corrente, fique calmo, não lute contra. Flutue e acene por ajuda.
9)Use sempre colete salva-vidas em embarcações, pescarias e rios.
10)Utilize (e exija) sempre tampas de ralo antissucção de cabelo e corpo em piscinas.

Fonte: SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático

Mais informações sobre a campanha e orientações de segurança estão disponíveis no endereço: www.preveniresalvar.com.br .

Serviço:

Campanha Prevenir é Salvar: Piscina Segura – com água não se brinca
Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros – entrada principal
Sábado (23), das 9h às 18h – sessões a cada 20 minutos
Entrada gratuita.

Sobre a Fundación MAPFRE

Com sede na Espanha e atuação em 29 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em atividades de interesse geral da população. No Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à cultura e contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social e Promoção da Saúde.

Site: www.fundacionmapfre.com.br

Fonte: CDN Comunicação