Garanta uma páscoa com boas lembranças, dirija com prudência!

O feriado prolongado de Páscoa é momento de aproveitar a família e amigos, celebrar a renovação, e para muitos, conhecer novos lugares. O número de carros nas rodovias aumenta, e na mesma proporção, deve aumentar o cuidado e a prudência ao dirigir.

Confira algumas dicas do SindsegSC para uma viagem tranquila:

  • Antes de sair de casa, certifique-se de desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas e tomar precauções em pontos que podem indicar que não há ninguém na residência. Por isso, suspenda a entrega de jornais e revistas durante o período, desligue a campainha e não tranque portões e deixe o cadeado do lado de fora. Também é aconselhável não postar seu destino e o tempo que ficará fora nas redes sociais.
     
  • Minimize as chances de você ficar parado na estrada, antes de sair, faça um check-up no veículo e no estado de funcionamento das luzes de sinalização, nível de óleo e fluidos, nível do combustível, e calibragem dos pneus. Também lembre-se de levar os equipamentos de emergência.
     
  • O motorista deve manter sua atenção no trânsito em todos os momentos. Por isso, deixe de lado o celular, e foque na estrada. A distração causada pelo uso do aparelho pode acarretar em acidentes graves e diminuir o tempo de reação em casos de imprevistos no trânsito.
     
  • Manobras preventivas de acidentes ficam ainda mais difíceis com o carro em alta velocidade, por isso, dirija dentro dos limites estabelecidos e respeite as leis de trânsito.
     
  • Dirigir embriagado é um dos fatores que mais causam acidentes. O Código Brasileiro de Trânsito possui tolerância zero para este tipo de prática e tornou ainda mais rígidas as punições, com multa de R$ 2. 934,70, valor que pode dobrar em caso de reincidência em até 12 meses. (Confira aqui o Flyer “Tolerância Zero” e saiba mais).

Segundo informações do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), as mortes no trânsito aumentam cerca de 30% em feriados prolongados. A adoção de práticas seguras, o respeito às leis de trânsito e à gentileza é uma combinação que se adotada por todos, garante um feriadão de descanso e alegria.

O SindsegSC relembra que em todos os momentos, a segurança vem em primeiro lugar, e deseja uma Páscoa segura e repleta de tranquilidade a todos!

Com informações Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras

Notícias relacionadas:

 Agende o Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção na sua escola!
Teatro Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção é destaque no jornal Diário do Alto Vale
Segurança se aprende desde pequeno